segunda-feira, junho 15, 2009

Dia de Portugal , este ano


As comemorações oficiais decorreram este ano em Santarém e dia 9 de Junho , já no âmbito das mesmas , actuaram no palco junto à Praça de Touros as bandas da Marinha , Exército e Força Aérea , fechando a noite com a actuação de Carlos do Carmo.

O actual Presidente da República e Chefe Maior das Forças Armadas ( que não foi a minha escolha , não teve o meu voto ) , esteve presente por alguns minutos no local e por razões de protocolo teve de abandonar o recinto após a interpretação do primeiro Fado ,mas não sem antes subir ao palco para cumprimentar aquele que , sem dúvida , é um grande representante da nossa bandeira e , eu , que tenho tido o previlégio de o acompanhar sou testemunha desse facto.

É dificil explicar o quanto é enriquecedor privar com alguém com a sensibilidade e saber do Carlos do Carmo. Alguém que toca a alma dos outros de uma forma tão portuguesa. Alguém que vive o Fado sempre numa perspectiva de inovação , contrariando certos “velhos do Restelo”. Alguém que vive efectivamente o Fado como uma entidade cultural , mas com uma visão muito universal e não meramente bairrista. Alguém que , para mim , é um verdadeiro EMBAIXADOR da alma e cultura lusitanas , porque ao longo da sua vida sempre esteve com as gentes , aprendendo com elas o que é ser-se português em Portugal e um pouco por todo o Mundo.

Viva Portugal e lutemos pela sua essência , pela sua identidade !

Sem comentários: