terça-feira, junho 16, 2009

Pão e Vinho

Há coisas levadas da breca !
Quando em Junho do ano passado fui a Angola , no voo Lisboa – Luanda , em conversa com o Cajé ( músico que vive em Santarém ) comentei que nunca tinha comido realmente bem em Santarém, querendo dizer com isto que Santarém não era daquelas cidades que se anotam no mapa por causa de uma boa refeição. Ele acabou por concordar comigo , acrescentando : “ Mas ali perto , no Vale de Santarém , há um lugar onde se come muito bem . É no Pão e Vinho “. Tomei boa nota , é claro.
De regresso a Lisboa , conhecemos a Sofia com quem partilhámos aquelas horas de espera intermináveis no aeroporto e , depois mais tarde , já no avião. E conversa puxa conversa , o Cajé lá diz que é de Santarém e a Sofia comenta “ o meu tio tem um restaurante lá perto , o Pão e Vinho “ !
Excusado será dizer que fiquei super curiosa para conhecer o tal de Pão e Vinho , tão bem referenciado , não deixando margem para dúvidas !
Passados uns dias , a 21 de Junho , estava eu em Mértola ( por causa de um concerto dos GNR ) a almoçar quando vem à baila a habitual conversa dos restaurantes e onde se come bem e mal e enfim... Santarém foi de novo indicada como terra sem grande restaurante a registar. É claro que eu não pude deixar de falar no Pão e Vinho e contar a história e coincidência de na mesma viagem duas pessoas me terem falado no mesmo restaurante e que ao que tudo indicava era digno de registo ! Acabo a minha história e o pai de família que almoçava ali mesmo ao nosso lado levanta-se e dirige-se a mim “ peço desculpa por interromper , mas não pude deixar de a ouvir e aproveito para lhe dizer que a minha mulher é a filha do proprietário do restaurante Pão e Vinho “. Bem , coincidência maior não podia haver e acabei por conhecer a filha , o genro e os netos do dono do raio do restaurante.
A família lá fui conhecendo assim , lá fui enviando clientes ao restaurante que me traziam sempre as melhores referências, mas não havia meio de eu ter oportunidade de conhecer o Pão e Vinho !
Por fim , dia 9 , lá fui até ao Vale de Santarém , ao restaurante do Sr. Luis Miravent , afinal o elemento da família que faltava conhecer . O espaço é acolhedor e despretensioso. A comida é muito bem confeccionada ( comi um rosbife divinal e das entradas magníficas , saliento as empadas ) e de grande qualidade . A carta de vinhos , um mundo por descobrir e muito boa colheita ribatejana. As sobremesas , a não deixarem dúvidas que afinal Santarém já pode estar assinalada no mapa dos restaurantes , apesar do Pão e Vinho ser no Vale de Santarém ( Rua José Matias Júnior , 52 – Tel. 243 760 479 ).
Espero que a próxima visita não seja tão demorada :/

Sem comentários: