domingo, maio 25, 2008

Moitinhos no 92º aniversário do tio Fernando

No domingo passado o Tio Fernando fez 92 anos e , como é hábito , a minha prima Isabel organizou uma almoçarada de família na sua casa, no Vale da Serra.

Não estávamos todos. Nunca estamos todos.



Faltavam : O meu irmão Miguel ( vive em Madrid e está de férias em NY ) , o meu irmão José Carlos e Nini , o meu sobrinho Crucas, mulher e 4 filhos ( vivem no Luxemburgo ) , a minha sobrinha Teresa , marido e 3 filhos ( vivem no Luxemburgo ) , o meu sobrinho André e os seus 2 filhos ( o André anda em viagem de trabalho e está de momento no Chile e os miúdos vivem em Espanha), o meu sobrinho Afonso e mulher , o ( meu ) Luís , a minha mãe , a minha cunhada Madalena , a minha sobrinha Natacha ( que está na China a trabalhar numa ONG ) , os meus sobrinhos netos filipinos mais velhos ( que estão a estudar nos States ) ,o meu primo Pedro ( cônsul em Macau ) , a minha 2ª prima Marta , o meu 2º primo Manuel , os filhos do meu primo João e os que já não estão connosco , mas estarão sempre : o meu querido pai , a minha avó Adelaide , a tia Bibia , o meu primo João, a tia Paim ( que embora Aguiar , será sempre como uma avó para mim ) ...

Desta vez , talvez porque o tio tenha feito a idade com que partiu o meu pai , tudo teve um sentido mais especial para mim. E soube-me muito bem estar ali junto de tanta família que tem vindo sempre a crescer , sendo que o meu pai teve 6 filhos e o meu tio 7 filhos.

Foi bom constatar que o meu tio continua cheio de vitalidade, apesar de neste último ano terem surgido uma série de complicações que ele conseguiu ultrapassar ( com o apoio da família unida que ele criou ). Mas a sua vontade de viver é incrível e ao que parece é de sempre – soube pelo meu primo António que o tio Fernando nasceu com 6meses, o que para a época ( e mesmo hoje em dia ) é um verdadeiro milagre ! Geólogo reconhecido de profissão, o seu hobbie é estudar marcas de pratas, tendo editado os seguintes livros: Inventário de Marcas de Pratas Portuguesas e Brasileiras do Século X V A 1887 e Marcas de Contrastes e Ourives Portugueses.
( Este interesse pelas pratas não é nada estranho , dado que o meu bisavô Simões de Almeida era ourives , na Rua da Prata, entre outros cargos relevantes sempre ligados a actividades comerciais ) .

E é curioso observar como é encarada a vida por um homem de ciências e um homem de letras. O meu pai sempre foi um “bon vivant“, não prescindindo dos prazeres da vida, mesmo aqueles que podiam não ser os melhores para a saúde. O meu tio, por seu lado, sempre foi um homem preocupado com o seu bem estar fisíco e comedido com eventuais excessos. Cada um vive como sente e isso não é melhor, nem pior, é apenas diferente e uma coisa é certa: são duas pessoas admiráveis, de uma criatividade e vitalidade incontestáveis ( digo são, porque o meu pai ainda vive em mim ).

E para o Mário é sempre reconfortante estar com a família ( e com o irmão do avô com quem tinha uma cumplicidade única ), ainda para mais quando teve muitos apoiantes a ver com ele a final da taça de Portugal, na qual o “seu” sporting saiu vitorioso :)

Sem comentários: