terça-feira, fevereiro 05, 2008

Parabéns Carlos :)

“Fado da Saudade“, com letra de Fernando Pinto do Amaral e música do fado menor em versículo, que integra a banda sonora do filme “Fados“ de Carlos Saura, ganhou ontem em Madrid, o prémio Goya da Academia de Cinema espanhola, na categoria de melhor canção original, pela voz de CARLOS DO CARMO.

Mas o contributo do fadista para este filme foi muito além da voz , tendo o seu envolvimento sido total , sempre com a perspectiva de renovar o Fado , não perdendo este , no entanto , a sua essência , a sua alma. É que o Fado não deve ficar fechado sobre si mesmo , mas sim evoluir , actualizar-se , tal como qualquer outro tipo de música.
E este filme já levou o Fado aos sete cantos do Mundo e por muito polémica que seja a sua abordagem a este tipo de música , é um registo actual sobre a mesma , o que até hoje nenhum português ousou.

E hoje , finalmente , a Comunicação Social acordou . Hoje , ao contrário do que aconteceu quando foi noticiada a nomeação do fadista para este prémio , o concerto de despedida dos Dzert foi por fim remetido para segundo plano ( parece incrível , mas a verdade é que chegou a haver jornais que recusaram a notícia da nomeação de Carlos do Carmo ao prémio Goya , para darem destaque ao tal concerto de despedida dos Dzert ). Desta vez o DESTAQUE foi para esta honra , tão merecida , para um homem que tanto contribuiu para o património da Música Portuguesa ( sobretudo do Fado ) ao longo de 45 anos de carreira . Desta vez , os valores prevaleceram !

É preciso Espanha valorizar um Artista português para que os próprios portugueses reconheçam a importância da sua Obra.
Mais vale tarde que nunca e hoje o bom senso imperou.

E aqui fica a canção. Vale a pena OUVIR.

1 comentário:

Margarida disse...

Sabes, sou uma fã deste homem... por vários motivos até porque há um curto momento da minha infância em que privei de perto com a filha dele e porque o meu pai adorava ouvi-lo e fui assim como que
contagiada... a sua voz faz parte de um pequeno leque de música que ouço quando estudo ou quando preciso de alguma tranquilidade!
Parabéns a ele e a ti que te emprenhas e vives pelos teus artistas! Beijinhos