sábado, setembro 09, 2006

Festas santas ?!

O verão por este Portugal fora está cheio de feiras e romarias ,em honra a um sem fim de santas , para as quais são preparadas grandes festas sem qualquer espirito de santidade.
Por altura das festas , as aldeias são todas iluminadas e as ruas enchem-se de barracas de farturas , sorvetes e um turbilhão de bancas de produtos do mais rasca e sempre os mesmos por todo o lado. Salvo raras excepções , lá se vai encontrando uma ou outra barraquinha de artesanato e produtos regionais locais, de qualidade.
Já depois do bailarico , por volta da meia-noite , já com o povo bastante bebido , soltando palavras que atormentariam qualquer santa , é a hora do fogo de artificio , no qual se gastam centenas de milhares de euros para não mais que 10 minutos de explosões coloridas no ceú , que deixam qualquer um surdo , tal é o barulho !
Depois disso ainda vem o Artista da noite abrilhantar a festa e não julguem que são apenas os conjuntos da terra ou os Artistas mais populares que são contratados. Pois é , este é o grosso do mercado de trabalho da grande maioria dos nossos Artistas de primeira linha , quer seja da área do rock ou da pop e é por isso que tanto me rio ( ou choro ) quando vejo alguns deles com tantas peneiras ... afinal o seu ganha pão não é diferente do dos outros ( os pimbas ) , embora se julguem muito acima destes. Verdade seja dita que as exigências contratuais são bem mais rigorosas , mas de que vale isso quando uma comissão de festas é instruída por um suposto agente que nada percebe do assunto e só se preocupa em ganhar ali o seu sustento para o inverno ? Mas há ainda quem pergunte : porque razão venho aqui tocar ? Oh meus amigos , porque se querem chegar ao fim do ano e comprar um belo carrinho ou uma casa nova , têm que se sujeitar... O que vale é que no meio disto tudo , há quem imponha de facto regras e prescinda de certos luxos ao fim do ano em troca de dignidade , mas como tudo , são opções.
E o espectáculo chega ao fim para dar lugar , por vezes a mais bailarico e em certas terras , sobretudo no norte , pela madrugada fora soltam-se as vacas de fogo. Confesso que nunca tinha ouvido falar de tal coisa até este ano. As vacas de fogo são homens que correm pelas ruas com uma série de explosivos em cima das costas , não daqueles usados pelos terroristas , mas dos que criam belos enfeites , até que algumas das vezes tudo se transforma mesmo em terror. É proibido por lei , mas à hora de soltar as vacas de fogo , as autoridades recolhem a casa , porque a tradição é para manter .
E assim se diverte a nossa gente nas noites de verão por este país fora. É claro que para isso houve um grupo de pessoas que trabalhou afinco o ano inteiro para as festas e a essas tiro-lhes o chapéu. É gente boa , que dá tudo de si para manter viva a memória da sua terra , disponibilizando o seu tempo graciosamente para que tudo possa voltar a acontecer de um ano para o outro. Só lamento é que , grande parte das vezes , estejam rodeados de “conselheiros abutres” que não estão minimamente empenhados em melhorar as condições das festas e volto a dizer , salvo raras excepções.

O fim de semana passado vivi rodeada por este ambiente e quer acreditem quer não , lá para os lados de Penafiel , foi assim :

Um palco jeitoso ( foi o que valeu , juntamente com a boa vontade dos elementos da comissão de festas , porque se fosse idêntico às demais condições do recinto , teria sido impossível realizar o espectáculo ).
( Os camarins também não eram maus , eram contentores e até havia WC portátil , embora o agente do espectáculo teimasse em urinar junto às escadas de serviço do palco ; minha querida santa ! ).



O recinto , uma pedreira , parte dela supostamente terraplanada e cheia de lixo :( Ao que parece muito bom estava o terreno , comparando com os anos anteriores em que lá estiveram outras bandas , bem conhecidas no mercado. “E tudo porque a D.Ana tanto insistiu para que o recinto estivesse terraplanado. E de resto , está cá tudo “.




E , por fim , o terreno onde inicialmente estava ligada a terra do gerador , mas onde não havia terra alguma .Afinal aquilo era uma pedreira ! Foi preciso mudar o gerador de local e ir buscar terra ao jardim de uma casa próxima do palco , onde apesar de ter sido dificil encontrar terra , tudo se acabou por resolver já eram 20h ( e a malta ali desde as 11h ! ) . O que vale é que o concerto só teria inicio pelas 00.15h ...



O que valeu é que o Artista em questão não viu o local durante o dia e à noite tudo se disfarça. O público estava lá para o ouvir e para com ele cantar. Foi um sucesso e , como tal , para o ano será tudo certamente igual ( MAS A MIM JÁ NÃO ME ENGANAM ).

3 comentários:

Pêndulo disse...

Pois é, Ana... apesar de alguns artistas e algumas bandas teimarem em se apresentarem tão "selectos", o que é certo é que actuam nos mesmos palcos onde actuam os pimbas... é o mercado que temos e sinceramente, ainda bem... porque assim posso escolher entre os musicos de que gosto-alguns dos quais representas, e ir visitar as festinhas e as feiras e comer decentemente nas barraquinhas sem me preocupar com o lugar na grade, quando actuam aqueles que eu nao faço qualquer questão de ver...

Tiago Franco disse...

Pergunto-me, que seria o artista? :)
Grandes aventuras de bastidores :)

Tiago Franco disse...

"quem", queria dizer "quem" :)