domingo, setembro 30, 2012

Por causa de tanta polémica à volta dos Homens da Luta


Há cerca de meia dúzia de anos atrás, quando os humoristas Nuno Duarte e Vasco Duarte, surgiram com os HOMENS DA LUTA, apontavam o dedo a tudo aquilo que ninguém parecia querer ver. Eram malucos.

O desmascarar das poucas vergonhas, o meter o dedo na ferida, foi uma luta verdadeiramente árdua, que aconteceu por força do empreendedorismo do Nuno e a sinergia única com o Vasco. E os dois homens da luta resolveram juntar-se a nove músicos e montar um espectáculo inspirado em tantos que aconteceram no pós 25 de Abril, na época da dinamização cultural, num processo natural dos personagens.

Com investimento pessoal  e com o trabalho de uma equipa de mais de 20 pessoas , foi possível  produzir  e levar o espectáculo dos Homens da Luta a muitos cantos do País, contra tudo e contra todos ( a esquerda entendia que o grupo não respeitava os valores de Abril, a direita entendia que eles eram comunistas e o PS nem queria ouvir falar deles ! ). Mas , de terra em terra , o público ( o povo ) recebia com praças cheias e com um imenso entusiasmo os Homens da Luta e lá se iam vergando as barreiras politicas ! Por esta altura, os Homens da Luta  eram gajos que falavam de assuntos sérios, mas com humor , despertando consciências e ao mesmo tempo fazendo com que por momentos fossem esquecidas as angústias do dia a dia.

Veio o 12 de Março de 2011 e os Homens da Luta encabeçaram de alguma forma o protesto, com a sua presença dinâmica e cativante, com a capacidade de mover milhares. É o momento em que muitos portugueses projectam nos Homens da Luta a salvação da Pátria !

No mesmo mês ganham o festival da canção com os votos do público e são catapultados para a ribalta pela Comunicação Social , nacional e internacional ! Uma verdadeira revolução ! Os Homens da Luta passam a ser os responsáveis pelo derrube do Primeiro Ministro José Sócrates. Os Homens da Luta passam a ser considerados pelos portugueses como um colectivo com deveres políticos. As mentes adormecidas despertam e transpõem agora para este colectivo a responsabilidade da defesa dos seus interesses e fazem-no individualmente, de acordo com os seus problemas e as suas frustrações.

Num momento nitidamente humorístico, em que os camaradas Neto e Falâncio felicitam Pedro Passos Coelho como novo Primeiro Ministro, muitos dos já seguidores dos Homens da Luta não entendem esta acção ! Então os homens da revolução afinal agora estão do lado do PSD de Pedro Passos Coelho ?

Desde então e ao contrário do que se diz, os Homens da Luta não estiveram parados. Deram concertos e estiveram em "prime time" num programa de televisão, com "sketches" diários, mas a verdade é que o ritmo abrandou, pois o momento politico e social obriga a reflexão, a muita reflexão mesmo. 

Entretanto, as gentes antes adormecidas ou preocupadas apenas com o seu quintal, foram obrigadas a despertar para tudo aquilo que os Homens da Luta foram alertando ao longo de meia dúzia de anos. Mas agora o humor não lhes chega, pois como nunca tiveram de travar batalhas nas suas vidas, não sabem como o fazer e pensaram que seriam os Homens da Luta a fazê-lo por elas ! E passou a ser mais fácil chamar-lhes palhaços.

Neste momento desgovernado , patético e desumano , neste momento desesperado e angustiante que o País atravessa, eu entendo que os Homens da Luta possam já não ser bem vindos, porque o momento não está para humor ou pelo menos para bons humores. Os portugueses querem mudanças que restituam dignidade às suas vidas e um futuro para o seu País e, isso, já lá não vai com canções. Mas quer queiramos, quer não, os Homens da Luta continuam a ter uma enorme capacidade de mobilização e a sua mensagem continua a valer mais do que a grande maioria dos discursos que têm sido feitos pelos opositores ao actual governo. Prova disso, foi a sua passagem ontem pelo comício da CGTP , não em jeito de acção de marketing e muito menos para meter dinheiro aos bolsos ! Mas cada um, entenda como quiser.

Assustador ? É de facto, o estado do País.


Sem comentários: