domingo, junho 07, 2009

Mais um ano lectivo que chegou ao fim

A escola é um dos bens preciosos do Mário e , consequentemente , meu. É tipo o nosso porto de abrigo. Sem ela , estou certa de que o Mário não seria a pessoa feliz e vivaça que é. Sem ela , o Mário não seria certamente quem é hoje e a minha vida seria , com certeza , ainda mais condicionada do que já é.

Os professores e auxiliares que têm acompanhado o Mário ao longo destes anos , tanto no Grão Vasco, como na Voz do Operário da Graça e da Ajuda , são pessoas que eu estimo muito , porque também elas lutam contra tanta adversidade burocrática e leis elaboradas por gente que não faz a mínima ideia do que é integrar um deficiente na sociedade , dar-lhe auto-estimada , fazer com adquira conhecimentos , torná-lo um cidadão mais igual.

Mas este mundo especial , quase perfeito , em que o Mário tem vivido aproxima-se do fim.

Um deficiente adulto deixa de ter direito ao ensino a partir dos 18 anos , isto porque alguém entendeu que os deficientes não têm capacidade para adquirir conhecimentos a partir desta idade , o que acho mesmo inacreditável ! Verdadeiramente deficiente é quem faz estas leis e remete os jovens adultos para centros ocupacionais , para onde são literalmente “atirados” para serem distraídos ou meramente ocupados , ora a fazer tapetes de Arraiolos para quem tem capacidades motoras para isso , ora a fazer bonecos de massa de papel para quem tem mais dificuldades , ora para pintura , jardinagem , pouco mais e ponto final. Devem pensar “vamos lá ocupar esta gente “.

Esta é uma realidade que estou com graves dificuldades em encarar , sendo que a minha realidade e a de outras mães com filhos mais novos do que o Mário , ainda vai ser pior que isto. Os centros ocupacionais que existem estão super lotados e a conversa das assistentes sociais , que estão literalmente de mãos atadas , é a mesma em todo o lado “ novas admissões estão, até ordem em contrário , congeladas por falta de pessoal e capacidade de resposta por parte dos centros “.
A ideia de ter um filho a passar os dias num local destes é aterradora , mas sempre é melhor do que ficar em casa , não convivendo com mais ninguém senão a família. Se eu fosse rica ou tivesse alguém rico que me sustentasse tinha parte do problema resolvido. O meu trabalho passaria a ser o de educar e acompanhar o Mário e , assim , contrataria um professor para ele não perder os conhecimentos de escrita , matemática e outros que já adquiriu . Contrataria também um professor de informática , pois o Mário tem um jeito inato para lidar com computadores ( ao contrário de mim ) e pode ir longe se bem acompanhado ( apesar das tremuras que tanto dificultam a parte operacional da coisa ). Depois , ele estaria inscrito na natação , no judo e noutras actividades fisicas que ele quisesse e também poderíamos viajar muito ! Ás tantas , sendo rica , acabava era por fundar uma escola que tivesse para além das salas de aulas , diversas actividades desportivas e área ocupacional , planificando bem os dias destes jovens e adultos. Também podia organizar campos de férias . Mas isto era se eu fosse rica ! Não sendo , este é um assunto que não me deixa nada sorridente até porque já tenho o Mário inscrito em vários centros nos quais ainda não existem vagas e pensar que ele deixa de ter apoio pedagógico dá-me uma revolta...

Entretanto e porque o seu aniversário é apenas em Novembro , o Mário vai ficar na escola , pelo menos, por mais um ano. Parece que está para ser aprovada uma lei que prolonga o direito dos deficientes à educação até aos 21 anos , o que não sendo a medida ideal , sempre é uma medida que me daria mais um tempo para tentar mudar parte deste mundo.

Esta é a sala de aulas da professora Daniela , onde sei que é feito o possível e o impossível para que ele aprenda a ler , escrever , fazer contas , etc. Uma coisa é certa , esta é a sala do mundo quase perfeito do meu filho e onde ele vai poder ser menos diferente , pelo menos , durante mais um ano.







A festa de fim do ano da escola foi no passado sábado, de novo , na Aula Magna . O Mário ,para além de integrar o coro e a classe de judo, participa sempre numa actuação com todas as turmas de ensino especial . Este ano , o tema escolhido foi a astronomia. O ambiente vivido entre alunos e professores para a preparação deste momento é de uma entrega sem palavras , de parte a parte e , talvez por isso , a cada ano que passa me comovo mais e mais quando eles sobem ao palco. Desculpem a falta de modéstia , mas é o ponto alto da festa :)









Já agora , deixo aqui momentos de bastidores do ano passado , pois em 2008 também consegui estar presente na festa :)







Sem comentários: