domingo, setembro 07, 2008

Mais um companheiro que parte

Cada um de nós tem a sua família de sangue , mas quem anda na “estrada” É UMA FAMÍLIA muito especial , que nada tem a haver com ligações genéticas .

É aquela família que está 24h sobre 24h junta , entregue a uma dedicação única e incompreensível para com esta coisa dos espectáculos , que nos consome física e psicologicamente , que nos esgota , mas sem a qual não conseguimos viver e ,por vezes , nem encontrar sentido noutro tipo de vida. Tanta vez desatinamos , mas quando precisamos uns dos outros , estamos sempre lá. Porque nesta vida não há espaço para ressentimentos. Há que por os pontos nos “is” quando assim tem que ser e seguir em frente, porque há tantos factores exteriores a cada um de nós que por um dado momento nos leva a não estarmos de acordo e até a nos confrontarmos , mas depois já era. Já era ,porque esse confronto só existiu porque cada um de nós quer fazer o seu trabalho o melhor possível, mas nem sempre as adversidades técnicas e logísticas ( e a ignorância ) que encontramos por esse país fora e as noites sem dormir com tanto quilómetro em cima do corpo , nos permite discernir da melhor forma. E lá no fundo sabemos isso e sabemos perdoar-nos , entendermo-nos e termos os braços estendidos sempre prontos para um abraço , porque no fundo sabemos que somos todos um pouco loucos, por muito que tentemos ser pessoas com uma vida “normal”. Somos uma família porque , por muito que cada um tenha as suas famílias , o palco ( e tudo o que existe à sua volta ) é a nossa vida.

E nesta família existe toda uma geração extraordinária de gente que se fez por si mesma , dando início a esta actividade no nosso país sem qualquer tipo de escola , canudo ou intuito de ser famoso. Gente que se fez a pulso e com uma vontade imensa que este país pudesse evoluir , lutando muito para que a música ao vivo pudesse chegar a tanta gente e sempre com a melhor qualidade possível. Gente que antes de ser engenheiro disto ou daquilo , teve que suar muito para criar as bases para que pudessem surgir tantas novas profissões ( técnico de som ,luz , rigger , roadie , road manager , produtor , etc ) em Portugal. Gente que hoje tantos criticam pelos seus maus feitios , por isto ou por aquilo, mas que sem eles nada disto teria sido possível . E corta-me o coração , toda uma geração emergente de supostos profissionais do espectáculo , que caíram nesta vida de pára-quedas , com tudo facilitado ( pelo trabalho feito por toda uma anterior geração ) e que não olham a meios para alcançar os fins , não tendo a mínima consciência de tudo o que foi feito para que eles agora possam ser o que são .

O Mário Ângelo era uma dessas pessoas extraordinárias , tal como outras que têm deixado esta vida tão prematuramente ( mas que estão sempre cá ) . Pessoas que estão acima de qualquer amizade, porque os laços que nos unem são bem mais fortes , mesmo que no nosso dia a dia possamos não nos aperceber disso.

E esta família da “estrada” está , sem dúvida , de luto.

Mário , para ti, a minha vénia . Até sempre.

( 4 de Setembro 2008 - para quem puder estar presente na última despedida , o Mário vai estar na igreja do Cacém de Cima amanhã a partir das 12h e dia 9 há missa às 9h, seguindo a cerimónia fúnebre para o cemitério do Cacém )

1 comentário:

Margarida disse...

Acho que não conhecia este teu companheiro que agora partiu! Ou talvez fosse uma daquelas pessoas com quem me cruzei nalgum evento ou nalgum espectáculos, como tantas outras que nem sempre consigo guardar os nomes... Mas não posso deixar de te dizer como é bom ler estas tuas linhas e sentir o respeito que tens por esta profissão e como a dignificas com orgulho... e como infelizmente estou de acordo contigo em relação aos "comodismos" de uma geração de novos profissionais que com tanta evolução e tecnologia fica de mãos amarradas quando é necessário "meter a mão na massa"! Bem hajas Ana pelo orgulho que sentes e que trazes a esta vida!
Beijinhos