quinta-feira, julho 17, 2008

BOOM Festival

Não é nenhum dos festivais de verão por cá tão badalados , mas é cá na nossa terra , mais concretamente em Idanha-a-Nova e este ano terá lugar de 11 a 18 de Agosto.
Já existe desde 1997 e pouco ou nada tinha ouvido falar deste festival até hoje. Julgo que há dois anos vi uma notícia na televisão , mas passou-me quase ao lado , pois fiquei com uma ideia que não é de todo a razão de ser deste evento... “Ah é aquele festival da pastilha” ? Não podia ter feito comentário mais infeliz , mais ignorante :( ... confesso que tão típico do tuga... e eu não sou assim , porra ! É desta vidinha de m... que ando a levar e que me torna uma real saloia.

Mas o meu amigo Miguel Escada que há muito tempo me alerta para pensar mais em mim e nos meus e viver menos para o trabalho ( o que por muita razão que tenha , ainda não consegui inverter esta situação ) , lá me esclareceu durante o almoço o que era o BOOM e o quanto é conhecido internacionalmente.

A base está toda numa filosofia de vida , que não é apenas para quem quer , mas para quem pode.

Então é assim :



"Boom é um festival bienal de cultura independente e expressão artística. Realiza-se desde 1997 em Portugal durante a Lua cheia de Agosto.
A sua extensa programação inclui artes performativas, música, multimédia, pintura, bioconstrução, teatro, cinema, conferências, workshops, instalações, etc. - é todo um conjunto de actividades que fazem deste um evento multidisciplinar singular.
A par da riqueza da oferta artística, o Boom distingue-se por ser um dos festivais mais interculturais do mundo. Às suas edições acorrem pessoas de todo o planeta – em 2006 estiveram presentes 20.000 pessoas de 80 nacionalidades diferentes – que convivem e trocam experiências num ambiente extremamente intercultural.
Paralelamente, o Boom desenvolve projectos na área da sustentabilidade, ao nível da energia, do tratamento de resíduos e da água. Assumindo a importância do entretenimento para dar novas soluções aos problemas das sociedades actuais - nomeadamente ao nível do ambiente - o Boom desenvolveu uma parceira com o Ecocentro IPEC, do Brasil (instituto que tem convénios com a ONU ou o Banco do Brasil). O resultado é a utilização de tecnologias para saneamento e energia pioneiros a nível mundial.
O Boom é um festival único no mundo. A par da consciência ecológica, é um espaço de criação artística e de vivência intercultural norteadas por uma ética independente. No Boom festeja-se uma forma de entretenimento para as pessoas e não para corporações, celebra-se a liberdade e a natureza, festeja-se a arte."


Do site www.boomfestival.org , que vale a pena explorar.

Estou convencida e com vontade de lá ir , pelo menos , um dos dias. Vamos ver...

1 comentário:

Margarida disse...

Também foi para para mim uma descoberta este ano o BOOM Festival... tudo porque conheço uma pessoa que estará lá a trabalhar este ano!!! Fantástico como há coisas tão importantes que nos passam ao lado :-(