sexta-feira, maio 02, 2008

Cravo vermelho

O cravo vermelho não tem partido político ( e deixa-me triste quem pense o contrário ).

O cravo vermelho representa um breve momento na história de Portugal em que todos os portugueses (não importava a cor de pele ou partidária , a classe social , o sexo ... ) se uniram por uma vontade comum , a de acabar com um regime de opressão para que todos pudessem viver em liberdade , em democracia. Todos sonhavam com a liberdade e todos lutaram por ela, com os mesmos ideais, com a mesma convicção.

E só quem viveu estes dias até ao primeiro 1º de Maio em liberdade , o de 1974 , pode entender o que isto significa. O povo saiu de facto à rua para celebrar a vida sem fantasmas ( sem vampiros , como dizia o Zeca ). “ Foi bonita a festa pá , fiquei contente ... “ , lá cantava o Chico Buarque , com todo o sentido , porque a festa foi mesmo bonita e ficámos todos contentes.

Depois da festa , o povo unido foi-se desunindo , dando lugar a diversos partidos políticos, a diversas formas de encarar a democracia . Acredito que passados estes anos , quem sonhou Abril , sonhou outro Portugal , porque a ditadura propriamente dita acabou , mas a liberdade propriamente dita também não anda a passar por aqui...

No entanto , ainda hoje eu digo “ 25 de Abril sempre “ . Sim , sempre , aquele 25 de Abril. E , o cravo vermelho , para mim , terá sempre um significado muito especial , aquele momento único que vi o meu País viver e que foi lindo :)

PS : Quando me refiro a todos os portugueses , refiro-me , óbviamente , a todos os que não integravam a máquina do regime.

1 comentário:

Margarida disse...

Mais uma vez em sintonia!