terça-feira, fevereiro 05, 2008

Manteigas, uma outra vivência


A única vez que tinha estado em Manteigas ,em trabalho, foi em Março de 2002 , para uma apresentação do espectáculo acústico da Mafalda ( no qual se fez acompanhar pelo Filipe Raposo no piano, o António Pinto nas guitarras e o Nuno Allan no baixo ) no auditório , com lotação para cerca de 300 pessoas ( o palco era em forma de meia lua ).

Foi daqueles concertos apoiados pelo programa de difusão das artes e espectáculos do IPAE que , entretanto e na minha opinião muito mal,deixou de existir ,pois os governos mudam e mudam também e quase sempre o que está bem e não o que está mal , mas enfim...

Foi o primeiro dia de neve , desse ano , na Serra da Estrela , mas os carros conseguiram lá chegar e veio gente de muitos lados para assistir ao concerto da Mafalda que esteve para lá de esgotado ( havia gente de pé no fundo da plateia ).

Pode não ter sido dos públicos mais entusiasmantes , mas foi um público atento e interessado e lembro-me que houve , talvez uma meia dúzia de pessoas que deixou a sala , mas com o cuidado de o fazer no final dos temas, o que não me chocou, pois antes isso do que ficar na sala a falar ou a mandar bocarras e a destabilizar.

Lembro-me que foi um daqueles espectáculos que nos deu um gozo enorme , porque , à maneira da Mafalda , ela conseguiu chegar àquele público que , na sua grande maioria nunca terá comprado um disco seu , mas que não deve perder um único do José Malhoa.

Contextos diferentes , realidades diferentes.

2 comentários:

Pêndulo disse...

:))

se estivesses mais uns dias terias visto o concerto do Jorge Palma e os Demitidos... que para não variar muito, nos ultimos tempos, correu muito bem!! :)))))

estou quase a acreditar em milagres :))))

já agora... para quando a Mafalda Veiga de novo para estas bandas? é pena que apesar de já haver algumas salas de espectaculos no interior, a programação nem sempre seja a melhor. Infelizmente, continuamos a maior pate das vezes a ser apenas "paisagem"...

beijos

Pêndulo disse...

E ainda sobre "contextos diferentes, realidades diferentes" - realmente, Ana, muitas vezes o que se ouve por aqui são as girls- e boysbands da moda, e a música pimba... mas de facto, são eles que o público conhece, são eles que vêm aos concertos das festinhas. E não se pode gostar do que não se conhece, não é?

Por outro lado, nas grandes lojas, raramente encontras cds da Mafalda Veiga, Jorge Palma, ou Xutos... durante um ano e meio vivi por aqui, na Beira Interior, e para ter os cds e os livros de que gostava, tinha que os encomendar online...ou aproveitava as idas a Lisboa ou a Coimbra.

Acho que vocês também podem ajudar a melhorar isto. Muitas vezes aqui não se vendem discos de determinados artistas porque as grandes lojas não os têm para vender. Mas música pimba e afins há a pontapés.

Se não há não se compra, se não se vendem discos não há espectáculos... um circulo vicioso!

olha...apesar de se dizer muito mal das novelas da tvi, muitos dos artistas foram relançados graças a temas das novelas! E falando do caso mais recente, o Jorge Palma, de facto, aqui na minha vilinha fico estupefacta com a série de gente que tem o "encosta-te a mim" como toque de telemovel... gente que duvido, anteriormente soubesse algum outro tema do Palma.

Já agora... para o novo disco da Mafalda, vejam como será feita a distribuição... e não se esqueçam da província. E das novas tecnologias :))) o publico antigo está garantido... há que chegar a novas gentes... e se não se conhece, nunca se poderá gostar!

Beijos