quarta-feira, setembro 05, 2007

Outros bichos

Estes são dos Açores , mais própriamente do Pico , vindos directamente das mãos do pescador Fragata , homem bonito e moreno , de cabelo e olhos claros , de expressão rude ( marcada pelo mar ) , pai de uma mão cheia de filhos ( lindos , tanto os rapazes , como as raparigas ). Muito boa gente , talvez por ser picoto ( natural do Pico ) . Um contacto que demorei um dia a obter , andando pelas ruas de São Roque à procura de alguém que me vendesse peixe e marisco fresco ( é que comprar peixe num supermercado , quando se está numa ilha no meio do Atlântico , não faz sentido e marisco só mesmo com estes conhecimentos ).
Tenho saudades do Sr. Fragata e das suas pescarias , sempre anunciadas muito amávelmente via telemóvel e às quais era impossível resistir , apesar do preço.



Lapas ( de mergulho ) e cracas ( bicho metido na rocha , também com sabor a mar , mas com uma textura bem diferente do percebe ).
Quando comprei as cracas ao Sr. Fragata , na companhia dos meus amigos , coloquei-lhe de imediato uma questão : “ Tem daqueles ganchos para tirar o bicho da rocha ? “ . Não tinha , mas de imediato , pegou num fio de cobre que descarnou e com um alicante , improvisou uns belos ganchos que deixámos na Casa da Lava para os próximos residentes. E ainda antes de nos deixar partir , pegou num garrafão de 5 litros de água vazio e foi ao mar buscar água do mar , dando-nos de seguida o seguinte conselho , com aquela pronúncia bem acentuada que só eu entendia e mesmo assim , por vezes , com alguma dificuldade : “Agora , coze as cracas nesta água , junto com uns dentes de alho e um pouco de malagueta. Não deixe ferver muito tempo , só mesmo um entalão e ficam prontas para comer". Assim foi ( sem a malagueta que não havia ) e como souberam bem :)



Cinco belos cavacos que foram vivinhos para a panela ( o que impressionou alguns), também cozidos em água do mar.
Costumo dizer que são lagostas pré-históricas. A verdade é que são muito mais saborosos que as lagostas.

É por estas e por outras que eu gosto tanto do Pico :/ ( sim , São Jorge , também , pronto ).

Sem comentários: