domingo, abril 15, 2007

Outros poemas

Esta semana o Mário teve que levar para a escola um poema , mas lembrou-se disso só na 5ª feira à noite , já tarde.
A lutar contra o cansaço , pus-me à procura de poemas ...

Todo o Poema , de Jorge Reis Sá

Todo o poema é circunstância de um tempo e de um lugar.
Todo o poema é memória dessa ciscunstância.
Todo o poema é memória de um tempo e de um lugar.
Todo o poema é memória.


E veio-me à memória um livro escrito pelo meu pai : “Fernando Pessoa no cinquentenário da sua morte” , que resolvi folhear de novo , pois é também um livro de memórias de meu pai.

Deliciei-me com uma carta dirigida por Fernando Pessoa ao meu pai ( pág. 33 ) , quando este lhe pediu para analisar uns poemas que mais tarde , em 1932 , viria a editar , com prefácio do grande poeta português.



Neste livro , o meu pai conta a história “poética” de Fernando Pessoa com a Coca-Cola ( págs. 51 a 53 ), produto que na época o meu avô agenciava em Portugal e que devido ao "slogan" do poeta ( que era correspondente / tradutor no escritório comercial do meu avô e exímio em “slogans” de propaganda comercial ) “ Primeiro estranha-se , depois entranha-se “ foi proibido pela Direcção de Saúde ( na pessoa do Dr. Ricardo Jorge ) e deitado todo o lote existente ao mar , voltando a ser comecializado no nosso País apenas após o 25 de Abril.
Algumas das razões apontadas para apreender o produto e proibir a sua importação eram as seguintes : “ se do produto faz parte a Coca , da qual é extraído um estupefaciente , a cocaína , a mercadoria não podia ser vendida ao público , para não intoxicar ninguém ; mas se o produto não tem Coca , então enunciá-lo com esse nome para o vender seria burla , o que igualmente justificava que ele não fosse permitido no mercado”.

É uma história que gosto sempre de reler , até porque hoje em dia esta frase anda nas bocas do mundo , inclusive num spot de televisão , o que para mim é simplesmente estranho.

2 comentários:

yolanda disse...

Ola Anokas!!

K história tão rica, k deves sentir tanto orgulho!! adorei a carta escrita, é uma relíquia...

Ainda bem k aproveitas-te as tuas mini-ferias, e k correu td bem. Eu só tenho em Junho e estou desejosa k cheguem!

Uma Grd Beijoka p o Marocas e p Ti!!

Carlos Pittella Leite disse...

Olá, Prezada Ana Almeida,

Estou a investigar a fundo a relação de Fernando Pessoa com a publicidade, inclusive buscando documentos no espólio pessoano na Biblioteca Nacional de Portugal e nos arquivos da Direcção Geral de Saúde (a fim de levantar a ordem de proibição da CocaCola, que deve estar algures).

Ao buscar bibliografia em linha, deparei-me com a bela carta que a Ana compartilhou por aqui. Gostaria muito de saber se, dentre as folhas e cadernos do seu pai e do seu avô, haveria alguma outra carta ou documento ou nota sobre publicidade, envolvendo Fernando Pessoa e/ou Manuel Martins da Hora. Outras cartas de Pessoa ao seu avô seriam um achado maravilhoso! Ainda, gostaria de saber como proceder para conseguir uma cópia digital (em alta resolução) da carta que compartilhaste. Seria utilíssimo para o trabalho que venho preparando, se só teria a agradecer.

Agradeço qualquer auxílio. Meu email é cpittella[at]gmail.com. Escrevo-o assim para evitar spam (mas basta trocar [at] por @.
Muito bom dia e muito agradecido uma vez mais,
Carlos Pittella-Leite