sábado, março 10, 2007

A escola "especial" de Nuno Delgado

Ontem recebi um telefonema inesperado.
Parece que 4ª feira , a RTP vai à escola do Mário fazer uma reportagem sobre as classes da escola de judo NUNO DELGADO , nas quais se inclui a do ensino especial , da qual o Mário faz parte.
A mãe do Pêpê e eu fomos convidadas para estar presentes e falarmos um pouco sobre a importância desta actividade na vida dos nossos filhos. A pensar no Mário aceitei o convite , mas agora estou um bocado à toa , pois sei que quando me meterem uma camara à frente eu vou bloquear e não vou conseguir dizer nada de jeito ( é sempre assim ).
Vamos lá ver se vou conseguir dizer que...

O conceito da escola Nuno Delgado é muito interessante , pois trata-se de uma escola aberta e não fechada sobre si mesma. Que quer isto dizer ? Significa que o Nuno Delgado poderia ter optado por ter uma escola numa sede , onde os pais teriam de levar os seus filhos , tal como acontece na maioria das actividades desportivas , limitando dessa forma o acesso de muitas crianças à mesma. Em vez disso , o Nuno Delgado criou um conceito de escola bem mais abrangente , formando turmas em várias escolas , deslocando-se ele ( ou mestres por ele destacados ) a cada escola e promovendo encontros ocasionais entre as mesmas , tal como sucedeu por altura do Natal no estádio universitário.
A importância que ele dá a cada aluno , através da actividade judoca , é muito importante para a auto estima destes miúdos e o espirito de camaradagem é indescritível. Recordo que no tal encontro de Natal , a rapaziada da turma do Mário sentiu-se perfeitamente integrada com as demais classes e foi um consolo observar a forma como cada um se cumprimentava , com saudações de afecto incríveis , com um verdadeiro espirito de equipa.
Todos os meses é nomeado um capitão de equipa , que durante um mês usa um cinto especial vermelho , pois todos têm de trabalhar para atingir esse estatuto e todos irão consegui-lo certamente. O Mário foi o primeiro da turma a receber essa honra e apesar de no fundo ter querido continuar capitão no mês seguinte , ficou feliz pelo facto de ser o seu colega Manuel a assumir esse cargo , aliás como ele previa. E são também estes valores que são importantes passar aos mais novos. Espirito de competividade ,sabendo avaliar os esforços uns dos outros e aprendendo o que é a humildade , conservando a auto-estima.
O ensinamento de palavras japonesas é algo que cativa os miúdos , despertando neles também o interesse por outras culturas e fazendo com que fiquem mais próximos desta arte oriental, tão completa pela sua acção psico-motora , fundamental para o desenvolvimento destas crianças.
Estes miúdos todos os dias enfrentam a adversidade de serem diferentes e de terem a sua vida limitada ao que lhes é permitido fazer , ora por questões fisicas , ora por questões do foro neurológico, ora por questões meramente sociais. Terem a oportunidade de praticar um desporto tal como qualquer outro adolescente igual em tudo o mais a eles , fá-los manter sonhos e engendrar projectos tão tipicos da sua idade.
O Mário conhece bem as sua limitações , mas cada dia conhece melhor as suas capacidades e é um rapaz cheio de ideias , que não teme apresentar ao Prof. Nuno Delgado ( e também ao Prof. Pedro Pestana dos jogos ), como que desafiando-o.
O Nuno Delgado é um campeão olimpico e o que mais admiro nele , por tudo aquilo que o Mário me diz e também pelo que vou acompanhando através do seu site , é que ele é um campeão no dia a dia , pois a sua entrega a este projecto escola irá certamente formar muitos outros campeões , sobretudo de espirito.
É que ser um campeão na vida é acreditar que podemos superar-nos e vencer os obstáculos e saber ter sempre ao nosso lado os amigos , mesmo que nunca se chegue a receber a medalha de ouro. É sobretudo nunca desistir e acreditar sempre( não se faz assim , faz-se assado , mas faz-se ).

O que posso esperar mais da escola Nuno Delgado ? Que ela não acabe quando o Mário e os seus colegas fizerem 18 anos e não puderem mais frequentar a escola. Que possam existir outros projectos do género quando estes miúdos deixarem de o ser para passarem a ser adultos , como todos os outros , mas com oportunidades bem mais limitadas e um futuro bem mais incerto.

4 comentários:

Unknown disse...

Fiquei comovida... Tocaste cá no fundo. Vais ser um sucesso com a câmara... basta que tal como aqui fale o coração!

yolanda disse...

Ola!!
Adorei o que escreves-te (como sempre), e sei que vais chegar ao coração de quem te ouvir!!
Gostava era de ver... a que horas é que vai passar?
Força!!
Beijokas para Vocês!!

蚵仔麵線Jeff disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Unknown disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.