quinta-feira, agosto 24, 2006

Da Caldeira do Santo Cristo ao topo do Pico

Li hoje no blog “sempremaisalem” que o colega "atleta" do JV tenciona subir a montanha do Pico e fiquei com umas saudades indiscritíveis das férias que passei em Julho de 2003 em S.Jorge , aproveitando ainda para ir ao Pico e ao Faial.
Mas bateu-me muito forte a saudade das aventuras de final das férias , com a descida à Caldeira do Santo Cristo e a subida ao Pico , que não fiz porque com o Mário era de todo impossível.

Com o Mário teria sido também impossível descer à Caldeira do Santo Cristo ( na costa norte da ilha ) , mas com a ajuda do pessoal da Aventour (http://www.geocities.com/aventour2002/ ) , lá conseguimos fazê-lo de moto 4, a pé , de barco ( semi rigido ) , de carrinha de caixa aberta e a pé de novo. Na altura não se podia descer de carro até à Fajã dos Cubres e seguir daí a pé até à Caldeira ( caminho mais curto ) por causa de uma derrocada recente , mas nós dois fizemo-lo de moto, com a ajuda do Sérgio ( o Mário é que ainda se lembra do nome ! ) . Os nossos amigos desceram mesmo a montanha a pé , fazendo rappel e tudo ( o caminho mais longo , mas também mais encantador ).
Chovia , mas estava um calor e uma humidade terríveis , bem tipicos da região.
Eu já tinha ouvido falar muito da Caldeira por causa da sua beleza , isolamento e também pelas famosas ameijoas.
É um canto da ilha isolado da própria ilha , mas que nos últimos tempos tem sido demasiado visitado e isso, com a ajuda da subida das águas do mar e as descargas de lixo que vêm da Terceira , têm ajudado a descompensar aquele eco-sistema único ( o que é uma pena ), onde noutros tempos os seus habitantes ali viviam como se de outro mundo se tratasse ( apesar de ainda hoje os acessos serem terríveis e ainda bem ).






Foi um dia em grande para o Mário que até a uma gruta , não explorada , quis descer ( o pior foi subir ). O rapaz estava imparável , pronto para tudo. A força de vontade de acompanhar a pedalada dos nossos amigos foi tanta , que no dia seguinte estava com febre , não porque estivesse doente , mas porque tudo aquilo mexeu com ele de forma tão intensa .
Foi realmente um orgulho para todos nós , como a Aventour anunciou no seu site na altura.



A subida ao Pico foi dois dias mais tarde , mas só para o Loonático , a Pipa e a Catarina .
Saíram de S.Jorge mais tarde do que o previsto e subiram a montanha fora de horas , mas conseguiram atingir o topo do Pico ou o pico do Pico ,como quiserem , ainda antes do anoitecer ( a descida é que já foi meio às escuras ).
Chegaram a casa tarde e nós ( o Mário , a Cuca e eu ) bem preocupados. Chegaram vivos e com o Pico estampado nas caras .
Eu sempre soube que aquela montanha era única , mas depois de ver aquelas almas esgotadas , mas tão felizes , tive a certeza.
Como eu não pude subir o Pico com eles , tive direito a que tirassem algumas fotografias para que pudesse partihar com eles um pouco daquela aventura e assim foi.
Hoje deixo aqui algumas dessas fotografias , para partilhar também com o JV e o seu amigo , mais uma subida ao Pico que não vou fazer.







PS :
Ainda antes desta aventura , o meu amigo Jorge , o meu S. Jorge , também subiu ao Pico e fui tendo relatos dessa aventura via sms e mais tarde recebi em casa um envelope com uma pedra do pico do Pico :)
Nunca subi ao Pico , mas lá o vou subindo de certa forma...
Só de pensar , fico com a alma cheia !

Sem comentários: