quarta-feira, março 17, 2010

A "crise"...

... serve apenas e sómente para sustentar esta "gente" pouco séria...


In Diario de Noticias de 17 de Março/2010

Os administradores da Portugal Telecom receberam, em 2009, seis milhões de euros em prémios pelo seu desempenho no comando da operadora de telecomunicações. Segundo o relatório de governo de sociedade da companhia, Henrique Granadeiro, Zeinal Bava e os seus pares receberam, no ano passado, o bónus respeitante a 2008 e ainda um bónus plurianual respeitante ao último mandato, que terminou no mesmo ano.

Este prémio, a três anos, é uma novidade proposta pela CMVM, que visa retirar a pressão dos resultados de curto prazo às administrações. Assim, em vez de os prémios serem pagos todos anualmente, há uma separação entre prémios anuais e plurianuais, pagos apenas no final do mandato.

O presidente executivo da PT, Zeinal Bava, recebeu um prémio anual de 794 mil euros, a que se soma um bónus plurianual de cerca de um milhão de euros, sem contar com o salário mensal.

Trata-se da primeira vez que é pago este prémio plurianual, sendo também uma novidade a divulgação individual da remuneração dos gestores da empresa, seguindo uma nova lei para as empresas cotadas. A PT revela, assim, que os seus gestores, executivos e não executivos, receberam 5,3 milhões de euros em salários fixos, 2,2 milhões de euros em prémios anuais e um bónus de 3,8 milhões de euros plurianuais.
A Portugal Telecom está abaixo da média das suas congéneres europeias no que toca à remuneração dos seus gestores. Apesar de as remunerações individuais de 2009 das empresas de telecomunicações ainda não estarem fechadas, fazendo uma comparação com os valores de há um ano, é possível verificar que a administração da PT está abaixo da Vodafone, Deutsche Telekom ou Telefónica.

O gestor mais bem pago na Europa é Vittorio Colao, presidente da Vodafone, que recebeu em 2008 uma remuneração total de 14 milhões de euros.

1 comentário:

continuando assim... disse...

Convite
O livro "Continuando assim...", foi maltratado...

Resolvi por isso, e porque tanta gente não encontra o livro onde deveria estar (nas livrarias), recontar a história
Lá no …. Continuando assim… www.continuandoassim.blogspot.com

Vamos em metade da história, o livro reescrito, não está igual (nem poderia!) ao que foi editado.
Obrigada a todos os que vão seguindo (pois só assim vale a pena).
Um obrigada especial a quem ainda não conhece e chega de novo

Uma reflexão em relação a todo este assunto entre livros, autores e editoras, e um conselho, se é que me é permitido:

--- quando vos pedirem dinheiro para editar as vossas palavras, simplesmente digam que não ---
BJ
Teresa