sexta-feira, outubro 16, 2009

Boa onda :)

“ Um azar nunca vem só “ é um termo popular muito realista. Não menos verdade seria dizer que “uma mudança nunca vem só”. É que não vem mesmo e pelo andar da carruagem quando chegar a Janeiro , a minha vida há de ter dado uma volta de 360º literalmente , mas a do Mário também...

Há coisa de uma semana , o Mário foi chamado à Cerci ( onde está inscrito há cerca de 4 anos ) para uma avaliação, tal como já foi chamado pela Afid para duas avaliações. Na 3ª feira , a caminho de Guimarães, para um concerto dos GNR na Recepção ao Caloiro , fui surpreendida com uma notícia que muito ansiava : “O Mário foi o candidato seleccionado para ocupar a vaga de que dispomos e terá de dar entrada no centro no dia 19 de Outubro”. Fiquei contente e ao mesmo tempo muito insegura , nervosa e preocupada, dado que o Mário já tinha o seu ano lectivo planeado na escola e esta notícia vem mudar tudo , até porque a Cerci de Chelas não é uma escola , mas um CAO muito especial por ser um centro de transição para a vida activa e adulta.

Contrariando o que poderia ser a reacção comum dos pais, pedi uma entrevista com as técnicas que o iriam acompanhar para poder ser elucidada sobre a forma de funcionamento do centro, o grupo em que será integrado , as actividades disponíveis e tudo o mais, pois só depois disso estaria apta a dar uma resposta definitiva . Depois de alguns esforços por parte do centro , a entrevista foi marcada e hoje lá fui a Chelas para uma reunião de mais de duas horas que me deixou mais tranquila e de coração aconchegado. Percebi que não aceitar esta vaga seria adiar uma realidade por mais dez meses , correndo o risco de ficar a aguardar vaga por mais 4 anos, o que está fora de hípotese , dado que o Mário não poderá integrar mais o ensino a partir deste ano lectivo. Para além disso , o trabalho que o centro desenvolve com estes jovens adultos parece-me muito interessante, se tivermos em conta a realidade de que falamos e senti que as duas técnicas que me receberam exercem o seu trabalho com rigor e paixão , o que é fundamental nestes casos.

Fiquei muito orgulhosa do meu rapaz quando a directora pedagógica me confidenciou que as técnicas que o tinham avaliado gostaram muito da sua entrevista, referindo partes da mesma visto ter estado presente, mas que o que a marcou mais foi o facto dele ter noção das suas incapacidades , não se sentindo frustrado com isso , mas sobretudo dele ser tão boa onda :)

Consegui adiar a entrada no centro para dia 27 de Outubro , de forma ao Mário ( e eu também ) ter mais algum tempo para interiorizar esta mudança de estudante a jovem “trabalhador” que associada ao facto de também irmos mudar de casa é demasiada instabilidade ao mesmo tempo. Há que pensar também em como resolver algumas questões essenciais para o bem estar do Mário, como o de continuar a praticar judo com o Nuno Delgado ( uma actividade que faria todo o sentido existir na Cerci ) .

Acredito que a sua força , a sua energia , a sua capacidade de adaptação , superem tudo isto e que a Cerci contribua para que ele continue a ser assim feliz e boa onda na sua vida activa e adulta.

A boa onda é essencial para que as coisas boas aconteçam.

Estamos nessa :)

3 comentários:

Margarida disse...

A maior força para as mudanças que se avizinham :)
Beijinhos

Ninhas disse...

tudo de bom e muita força para todas essas mudanças.

só essa 'boa onda', já facilita imenso as coisas e é o essencial para que tudo corra bem :))

um beijinho muito muito grande

Inesca disse...

Que bom Ana. Um beijo grande da Inês