domingo, junho 07, 2009

Coisas...

Esta semana apoderou-se de mim uma má onda incontrolável e foi dramático ver os dias a passar e a neura a piorar...
Que irritação ! Arre !
E hoje acordei na ressaca da semana, com uma tristeza imensa , a sentir-me tão perdida ... as lágrimas estavam impossíveis de conter ...

Não há só uma razão para isto. Acho que são um sem fim de razões ... a principal é que neste momento o que me apetecia mesmo era não ter responsabilidades e zarpar sem destino , à aventura. Deixar-me levar , ou melhor , deixar que me levassem , me mimassem , tratassem de mim...

Estou cansada ...

... de ter que lutar todos os dias por questões de direito , das quais nos querem privar .

... de gente que não mede as consequências dos seus actos ( já agora , dia 20 de Junho não há concerto do Carlos do Carmo em Coimbra ! ).

... do oportunismo da crise. Uma “boa” desculpa para ( quase ) tudo.

... da hipocrisia que invadiu este País e aproveito para dizer que assinei a petição do Movimento pela Igualdade , pelo direito de casais do mesmo sexo ao casamento . E esta , tal como o aborto , não é uma questão de estar contra ou a favor. É apenas uma realidade – o amor , o afecto , a cumplicidade , une duas pessoas numa vida em comum ( são do mesmo sexo e depois ? ) – porque razão não é essa união reconhecida e , sobretudo , porque razão não podem essas pessoas usufruirem dos direitos conferidos pelo casamento ?

... do “pimbalismo” e "moranguismo" cultural , que começa no Ministro da Cultura e acaba no Presidente da República.

... de ouvir toda a gente a queixar-se comodamente no seu sofá de onde não sai , nem para votar em branco !

E depois ... é preciso ser um Irlandês a passar-nos um cartão amarelo e a tomar uma posição que não vi nenhum Artista português a tomar , pelo menos desta forma tão incisiva ( a Mariza nos Globos de Ouro não esteve mal , não ) . A questão que o Bob Geldof debate no vídeo , de cerca de 10 minutos , diz respeito à extensão do prazo da protecção dos direitos dos Artistas de 50 para 70 anos , uma legislação debatida no conselho de ministros europeus e vetada por alguns países, nomeadamente Portugal , embora nos entretantos o Ministro tenha revisto a sua posição de forma muito airosa ( ou direi hipócrita ? ) dizendo que que não tinha aprovado a lei , pois pretendia exigir que esses direitos fossem vitalicios ( ninguém lhe disse que “mais vale um pássaro na mão do que dois a voar “ ou que “devagar se vai ao longe” ? .

Este depoimento do Bob Geldof é impressionante e faz-nos , a nós portugueses , pensar muito bem na nossa vidinha e no que andamos cá a fazer ( a ver os navios a passar ?! ) , pois apesar de ser abordada uma questão ligada à cultura , ela interfere com toda a sociedade. E daqui pode-se partir para tanta outra coisa...

VÃO CONTINUAR SEM VOTAR ? As Europeias são importantes porque, queiramos ou não , estamos metidos na Europa e basta de termos apenas deveres à Europeu. Há que lutar também pelos direitos à Europeu !
Será que os portugueses ainda não perceberam ?
Amanhã estou lá. NÃO FALTO ( nem que seja para votar em branco , o que não vou fazer :/ ).

Depois , há aquelas coisas que moem ...

... tratar do processo de tutoria do meu filho , encarar a certidão de óbito do Carlos e reviver aqueles dias.

... sentir tanto a falta de quem já me deixou e de quem estando não está.

... ter partido de novo o mesmo dente e não me livrar de fazer a desvitalização e colocar uma coroa – 6 sessões no inferno e uma pipa de massa !

... sair à noite e sentir-me completamente alienada do mundo real – é que não tenho mesmo nada a ver com essa gente que passa a semana engravatada, que sai do trabalho à 6ª feira e passa a noite com valentes bebedeiras e outras à caça de um ricaço ( parece que o que está a dar são os cirurgiões ).

... estar a engordar , mais ainda ! Já estou há mais de dois meses sem fumar , não porque tenha feito por isso , mas porque não tenho mesmo vontade nenhuma de fumar.

... ter , finalmente , tomado uma decisão que há mais de dois anos estava para ser tomada. Vou mesmo deixar de pagar duas casas . Vou deixar a casa onde vivo arrendada e vou voltar para a casa onde fui criada e que está a ser comprada. A coisa vai-se fazer durante o Verão. Até final de Setembro , conto ter tudo resolvido.

... e o Luis no meio disto tudo , pouco mais que mudo.

Enfim ... agora já posso voltar a concentrar-me nas coisas positivas , que vendo bem , ainda são algumas :)

1 comentário:

Keratina disse...

Bolas...

estava a estranhar tanto tempo de ausência.
Mas acho que estes gritos do Ipiranga te fazem bem.
Fico triste que tenhas dias em que as lágrimas te são invevitáveis, mas dizem que a vida é mesmo assim.
Fiquei foi contente com a notícia de teres deixado de fumar.
A ver se nos aguentamos sem o bendito do prego.
Beijinhos grandes.