sexta-feira, maio 01, 2009

1º de Maio


Deste dia, em 1974, lembro-me que os meus pais saíram à rua para se juntar à multidão, ao povo unido.
Nos dias anteriores, tínhamos andado pelas ruas da cidade a distribuir cravos e cigarros aos militares, mas naquele dia eu tive que ficar em casa.
As ruas de Lisboa estavam cheias de gente que pela primeira vez se podia manifestar livremente, gente que tinha sonhado um Abril que verdadeiramente se viveu naquele dia 1 de Maio de 1974. Mesmo estando em casa, era impossível não fazer parte. Da janela de minha casa entranhei aquele momento. ÚNICO !

Naquele dia , o povo uniu-se sem olhar aos interesses individuais de cada um. Naquele dia , os portugueses viveram um momento pleno de união – todos juntos por uma causa comum. Uma utopia ? Talvez não, afinal naquele dia foi possível ! É só querer , querer muito ou parar para pensar um pouco naquilo em que nos transformaram... Já era altura de deixarmos de andar de costas voltadas uns para os outros , a pensar na nossa vidinha, condicionada por medos que se instalam sem darmos por isso... O povo unido jamais será vencido. Sem dúvida , mas é preciso abrir a pestana porque andam para aí a dividir para reinar ( e não é de agora )!

Sem comentários: