sexta-feira, janeiro 30, 2009

O raio da crise

Esta história da crise é deprimente.
A crise já cá anda há muito tempo , mas parece que uma certa manhã de fim de verão , o Mundo acordou para essa realidade ! E agora anda tudo aflito com a crise , como se esta fosse uma novidade !
Cá para mim , anda para aí alguém interessado em promover a crise para com ela se encher de dinheiro e poder ( afinal , não tem sido sempre assim ? ) e o pior é que a malta deixou de sorrir ,de andar de cabeça erguida ... começa a ser horrível olhar para os rostos desolados que se cruzam connosco na rua , mas sobretudo para a indiferença , a apatia...
Será que a malta ainda não percebeu que não vai ser assim que se dá a volta à coisa ? Bem sei que não são muitas as razões para andarmos para aí a pular e a saltar de alegria , mas ACREDITAR ajuda certamente a contrariar o que pode ser inevitável...
Quando paira no ar uma atmosfera tão negativa , convém não nos deixarmos levar por isso e tentar converter essas forças negativas em positivas , pois só assim poderá existir uma perspectiva de futuro, de fazer sentido acordar no dia seguinte.
Bem sei que estou para aqui com filosofias baratas porque não me tem faltado o pão na mesa , mas isso não acontece por obra e graça do Espírito Santo. Acontece porque eu ACREDITO no que faço e tento não me deixar levar pela possibilidade de um futuro menos risonho. Acredito , bem cá de dentro , que as energias positivas podem vencer as negativas , mesmo quando eu própria possa estar com má energia ( o que também faz parte ). Há que saber lutar com armas diferentes daqueles que nos querem ver derrotados , porque essas são a nossa mais valia , a nossa força. E não há que ter medo , refugiando-nos na desgraça . Há que acordar todos os dias e enfrentar de peito aberto ( cheio de ar ) o que nos possa estar destinado.

Esta noite que passou , suicidou-se uma mulher que eu conhecia e que admirava pela sua garra , capaz até de vencer um cancro. Foi uma notícia inesperada e que me desarmou ... caramba , que desespero a terá levado a desistir de viver ? Não consigo avaliar tal acção , até porque a morte , por muito natural que possa ser ( tal como o nascimento ) ou não , para mim é um fim que está ligado com a nossa matéria e não com o nosso “ser”. Um suicidio é querer , com toda a convicção , deixar-se de ser . Ninguém que se mata , anuncia que se vai matar. É um processo interior e individual. Há quem diga que é preciso coragem. Qual quê ! Também não sei o que é preciso. Só sei que por muito que a vida me tenha passado umas valentes rasteiras , me fez aprender e crescer com as mesmas e desfrutar ainda mais do pouco de bom que lhe possa arrancar. E depois, depressão , é um luxo ao qual não tenho como me entregar , primeiro porque NÃO QUERO e segundo porque NÃO RESOLVE NADA , só complica ainda mais as coisas.

No Japão , sobretudo nas aldeias , quando um idoso começa a perder as suas faculdades , quando o seu corpo já pouco reage , quando o seu sizo está em vias de se perder , quando ... entregam-se à morte , isolando-se ao frio , à chuva ,ao vento ... à espera do fim. Mas isto não é suicidio , é ter-se dignidade e saber suficiente para deixar-se partir. Porque chega um momento em que a vida perde qualidade , deixa de ser vida e não interessa nada prolongar essa não vida que só leva a um imenso sofrimento e agonia. Custa-me crer que alguém possa sentir esse fim sem de facto ter chegado ao fim , mas só isso me faz tentar entender que alguém se suicide.

Nesta minha vida louca , acredito que muitas vezes possa não decifrar alguns sinais deste e daquele amigo que , afinal , quererão a minha ajuda , a minha companhia . Mas por outro lado , sinto que por causa do que faço , posso tantas vezes levar alguma alegria e conforto a tanta gente que nem conheço.

Por estes dias ,com os Coliseus da Mafalda , senti que por muito breve que fosse , deixei bastantes pessoas de sorriso nos lábios , fazendo-os esquecer por momentos que a crise anda por aí , seja ela de que natureza for. E é a isso que me agarro de forma a dar sentido a tanta noite sem dormir , a tanto desatino para levar adiante o que tem de ser feito.

Como dizem os Monty Phyton : “ Always look on the bright side of the life “ , por mais impossível que possa parecer.

2 comentários:

Keratina disse...

A questão do suicidio não é assim tão light como descreves.Mas gostei muito deste post anti-crise!

Rise up!

beijos e boa viagem!

Pêndulo disse...

Ana

às vezes, quando tudo se desfaz, principalmente os sonhos em que sempre acreditámos, é complicado vermos o lado bom do que quer que seja... e estou a falar com conhecimento de causa.

Felizmente, tive muita sorte, e uns quantos "anjos da guarda", que me puxaram para cima, quando estava no fundo do fundo. Infelizmente, nem todos têm essa sorte... cada vez é mais dificil estarmos com os amigos ou ter verdadeiros amigos...

...felizmente, não me posso queixar dessa sorte, e tenho que me considerar uma pessoa afortunada (apesar das muitas desgraças por que fui passando...)

um beijo