sábado, dezembro 20, 2008

Árvore de Natal

Não vou divagar sobre o seu sentido ou a total falta dele.
Para mim é uma tradição , daquelas que gosto de manter.

Em casa dos meus pais , o grande preparativo para a noite de Natal ,para além das excelentes iguarias da minha mãe , era , no início de Dezembro , irmos buscar um enorme pinheiro natural e andar ao musgo para o presépio. E como eu adorava enfeitar a árvore e colocar sobre o musgo todas aquelas figurinhas.
Os anos foram passando e tudo continuou igual , talvez apenas fosse diminuindo o tamanho do pinheiro ou eu assim o julgava , pois ia crescendo e é claro que o tal pinheiro enorme se tornava cada vez menos enorme.
Mas o dia que calhava para a preparação de todo este folclore era sempre uma animação.

Quando saí de casa dos meus pais e fui viver para os lados da Feira da Ladra , no meu primeiro natal fiz questão de continuar a cumprir com a tradição. E não me poderei nunca esquecer que comprei o pinheiro em Sapadores e que fiz todo aquele caminho sózinha , atravessando a Graça , até casa , com o dito cujo às costas ! É que naquela altura não tinha carro e não havia táxis que levassem o raio da árvore ! Também consegui arranjar musgo e até comprar , numa daquelas drogarias lá do bairro , as tais figurinhas de barro pintadas e fiz questão de ficar com imensas ovelhas que coloquei a pastar sobre o musgo.
Nos anos seguintes tudo se repetia , mas já com carro , apesar do Carlos teimar em comprar uma árvore artificial porque era mais ecológico , era mais prático ( e eu achava que era uma pirosada ) ... até descobriu nas tais drogarias do bairro uns pacotes com musgo artificial de um verde muito vivo. Mas quem raio me convencia a substituir a minha linda árvore e o meu musgo tão fresquinho por algo totalmente falso e feio ? Ninguém ,é claro.
O Mário nasceu e a tradição foi-se mantendo , passando a ter um sentido ainda mais especial, porque todo aquele folclore era partilhado com imenso entusiasmo por ele.

Quando anos mais tarde mudei de casa , continuei a comprar a árvore e até o musgo, mas sempre sob o olhar ( e apenas o olhar ) crítico do Luís , que não gosta nada destas coisas e muito menos de tudo o mais que esteja ligado a esta quadra natalícia. No mundo onde ele gostaria de viver não haveria calendário para natais , mas o mais engraçado é que no meu também não , mas eu teria de inventar qualquer razão para enfeitar uma árvore e fazer um campo de ovelhas e vacas sobre musgo ( ele dispensava bem isso ).

Com o passar dos tempos , foi-se tornando mais complicado arranjar um belo pinheiro e quando o encontrava custava uma verdadeira fortuna. Então , há pouco mais de três anos , passei por uma loja que vendia árvores de natal verdadeiramente artificiais , daquelas que não têm a pretensão de se fazer passar por um pinheiro e ainda por cima era verde alface , o que o Mário iria achar a maior graça. Enchi o peito e decidi-me a comprá-la. Quanto ao musgo , também resolvi deixá-lo no monte e as figurinhas têm ficado guardadas , tal como a maioria dos adornos que fui comprando ao longo destes anos e que , agora , numa árvore tão mais pequena , não cabem todos.
E este ano demorou , mas já está tudo montado ( desde domingo ) e mais uma vez soube-me bem ir à cave buscar as caixas dos adornos e escolher este para aqui , este para ali e pensar que este veio dali , aquele veio de acolá , que este comprei com esta e aquele com aquela pessoa, enfim...
A árvore está como sempre muito pirosa ( o meu irmão Miguel que é todo atento à decoração até deita as mãos à cabeça ) , mas eu ADORO A MINHA ÁRVORE DE NATAL PIROSA que este ano tem no topo um lindo coração vermelho , com assinatura do meu filhote :)



Aproveitem o melhor possível estes dias feriados . Não gastem muito dinheiro no raio das prendas , pelo menos naquelas que são dadas sem qualquer sentido. Para além disso , natal é quando um Homem quiser e existem 12 meses num ano para se oferecerem prendas sentidas e quando menos se espera, como esta que a Lena me trouxe há duas semanas de Moçambique ...


Com o sentido que cada um queira dar ao natal , curtam e não se chateiem. Façam aquilo que vos deixar feliz .
O natal é a quadra da família ( dizem ) , mas se para muitos os amigos são mais que a família , então deixem-se de tretas e estejam com quem queiram estar. Um dia ainda hei-de conseguir fazer uma “big party” numa noite de consoada e arranjar uma imensa ávore para a decorarmos juntos :/

Todos anos ando meio deprimida nesta altura , pelo frio ,pelo anti-espírito , mas este ano não. Talvez porque nem tenho tempo para me dar a esse luxo . Ainda bem. Agora só falta chegar o Luis e o Miguel e todos os amigos que quiserem aparecer.

Agradeço desde já todas as mensagens que possam enviar via telemóvel , mas não vou passar os meus dias agarrada às teclas do telefone.

Está bem , não resisto ... Feliz Natal.

1 comentário:

alfazema disse...

Amiga
A tua árvore está pirosa mas é a mais linda que já vi este ano.
Pela diferença, pela cor e pelo amor que pões naquilo que fazes.
Bom natal
beijos