quarta-feira, outubro 15, 2008

Passos difíceis

Falta pouco mais de um mês para o Mário fazer 18 anos e há tanto em que pensar : tutoria e centro ocupacional já por si deixam-me a cabeça em água ( e já não é de agora , mas também não é agora que vou aqui falar de assuntos que me consomem e não me deixam pensar com clareza ).

Para além disso , chega a altura em que o Mário vai ter que deixar de ser seguido pelos seus médicos de sempre para passar a ser acompanhado por outros médicos não pediatras.

O primeiro passo foi dado hoje e começou com uma última consulta da Drª Manuela Baptista , especialista da área do desenvolvimento que o seguiu desde pequeno em Santa Maria e mais tarde , como pediatra , a partir do seu consultório. Chegou a altura de passar a um colega da sua confiança o processo do Mário , um pedido feito por mim , mas que era inevitável. E custou-nos muito , sobretudo a mim e a ela . Adoro a Drª. Manuela pela médica que é , mas sobretudo pelo que ela é como pessoa . É tão especial. Lembro-me que no início, em Santa Maria, quando ainda não sabia o seu nome, em conversa com a minha mãe, falávamos dela tratando-a por “ a médica bonita “. Ela é uma mulher muito elegante e é deveras bonita por tudo aquilo que consegue transmitir com a sua calma ,o seu olhar e o seu sorriso. E hoje custou-me sentir que ela estava comovida pelo facto de deixar de ser médica do Mário e foi inevitável não ter lágrimas no canto dos olhos quando os dela apenas as tentavam conter. Não pude pagar a consulta , porque com esse dinheiro fiquei incumbida de comprar o que o Mário quisesse ( e já percebi que vai ser o Pro Evolution Soccer 2009 para a ps3 ) e ainda ficou prometido que as próximas análises serão vistas por ela , porque , sei lá , o corte não pode ser assim tão radical.

É impressionante como nos ligamos uns aos outros e como somos importantes uns para os outros. A Drª Manuela foi de uma importância imensa em todo o processo de crescimento do Mário e o Mário terá sido igualmente importante para ela por ser um miúdo capaz de ultrapassar tanta dificuldade , chegando mesmo a concretizar missões impossíveis. São estas e aquelas vitórias que dão sentido à vida , que a tornam tão nobre. E na área do desenvolvimento ver crescer uma criança que nunca iria falar , nem andar , conseguir fazer tudo isso e muito mais , é decerto uma enorme realização profissional e uma grande emoção.

Drª. Manuela , hoje foi apenas mais um passo difícil , não um adeus. É impossível cortar com um cordão umbilical tão forte ( porque num mundo de emoções congeladas , é sempre tão reconfortante saber que ainda há pessoas que sentem ... ). Obrigada por tanto. Será sempre a nossa “médica bonita “ , por tudo o que bonita significa.

2 comentários:

são branca disse...

É cada vez mais raro encontrar gente assim bonita. Também um dia encontrei um médico assim. Tem porta aberta em sanzalando.blogspot.com
Beijos gordos aos dois

Keratina disse...

Uma das decisões mais dificeis tens entre mãos, mas como super-mãe que és vais saber a resposta.

Beijinhos, hoje, em dobro.