domingo, julho 27, 2008

O Repasto do Evaristo

Uma das coisas boas da “estrada” é a possibilidade de ficar a conhecer bem a nossa rica gastronomia. É claro que nem sempre o horário de início do concerto permite grandes aventuras e há que ser prático , mas quando há tempo , vale a pena descobrir onde disfrutar de um belo repasto.

Foi o caso ontem , em Condeixa-a-Nova.

O espectáculo era só pela meia noite e o recinto não era daqueles lugares onde se pudesse estar confortavelmente à conversa ou a descansar à espera que o tempo passasse. Por isso onde ir jantar passou a ser uma preocupação. Era importante não apenas comer , mas comer bem e num ambiente descontraído e acolhedor. Liguei ao meu amigo André que conhece bem aquela zona e foi assim que descobri O REPASTO DO EVARISTO.


O restaurante só abre com reservas prévias e nem há que pensar na ementa ( nem na carteira ) . Só há que confiar no Sr. Evaristo e fazer um reconhecimento prévio da localização do restaurante , que não é nada óbvia.

Foi um verdadeiro repasto , com entradas diversas ( favas , grão com bacalhau , cogumelos , alheira grelhada , chouriços assados , etc, etc ) , dois pratos : espetada de lulas e gambas ( envoltas em bacon ) , grelhada mista de carnes , com variados acompanhamentos ( puré de maçã , arroz de feijão , batatas assadas confeccionadas à moda do evaristo , cenoura , legumes , etc , etc ) e por fim uma escolha incrível de doces e uma fruta laminada de primeira qualidade. E a garrafeira é rica , para todos os gostos ( mas eu não sou especialista nesta matéria , infelizmente... ).

E houve aquele toque pessoal ... os centros de mesa , compostos por vasos de vidro cheios de rolhas de garrafas , junto aos quais se encontravam alguns vinis dos GNR , que no final foram devidamente autografados.

É um espaço rústico ( casa de madeira pré-fabricada ) , bem decorado e onde de facto as horas passaram sem que as sentíssemos. Já à saída ( à entrada só via mesmo a mesa onde iria jantar ) , avista-se um mapa de Portugal onde estão assinalados outros locais de repasto deste nosso Portugal ,com os respectivos cartões dos estabelecimentos e ainda uma parede cheia de frases , tais como “ Barriga vazia não conhece alegria “.

A subida ao palco fez-se com todos bem animados e parece-me que o jantar foi o mote para um concerto que fluiu cheio de boa onda ( a barriga estava cheia de boa comida , por isso a alegria era evidente ) ,com o Rui a juntar-se às crianças do público , que àquela hora ainda estavam acordadas a curtir o espectáculo ( junto às grades ) e que ajudaram a entoar o “Dunas”, já para o final , cerca da 01.30h da manhã.

E a noite poderia ter-se prolongado , mas havia que voltar para o “lar doce lar” :/

1 comentário:

Keratina disse...

Eu só aprendo contigo!
Mais um pró meu curriculo.

Beijoka