quarta-feira, março 26, 2008

Entre montes e cabeços

Estes dias deram para não pensar em trabalho e para aproveitar o sol , que no sábado teimou em esconder-se e dar lugar a um céu cinzento e chuvoso ( foi da maneira que fiquei o dia todo na ronha ).

A nossa casa na aldeia , não é uma casa de familia na terra em que a mãe ,o pai ou os avós nasceram. É uma casa que a minha mãe teve oportunidade de comprar há uns anos , para fugir um pouco da cidade ( um cantinho de sossego ) . Está longe de ser a casa dos nossos sonhos , mas é de boa construção e projectos para a pormos ao nosso gosto não faltam. Só falta mesmo o dinheiro e tempo para ali estar a investir nela. Mas a pouco e pouco lá se vão fazendo umas melhorias... e é a nossa casa da Aldeia D’Eiras ( com o jardim a ficar cada vez mais bonito ) , com os vizinhos a trazer couves , batatas, laranjas, enfim , coisas boas :) E é uma maravilha poder vestir qualquer trapo velho !

Aqui há uns anos toda aquela zona foi consumida pelos incêndios e a nossa humilde casinha lá escapou como que por milagre. Um milagre que , convenhamos , devemos aos vizinhos que a tentaram proteger com mangueiradas de água. Todos os terrenos à volta estavam queimados e a casa não sofreu nem uma beliscadela ! Durante muito tempo, à volta a casa , todos os montes estavam negros , não se conseguia sequer avistar um pedaço de cor. Mas o solo é fértil e as árvores e plantas estão de novo a colorir aqueles montes e cabeços.

Desta vez fiquei surpresa com os trilhos novos que foram abertos nos montes em redor da aldeia. Os mesmos são importantes não só para o acesso dos bombeiros no combate a eventuais incêndios , mas também porque proporcionam uma agradável investida montes afora. E é claro que todos nós aproveitámos para fazer umas valentes caminhadas e a do dia de regresso a Lisboa ( 2ª feira ) , logo pela manhã , bem cedinho , soube-me pela vida :)





PS : Desta vez as fotos são minhas . Obrigada Nino pelas tuas fotografias e esclarecimentos .

2 comentários:

nino disse...

olá ana, mais uma vez!
é sempre bom darmos de caras com imagens da terra, sejam nossas ou de vizinhos(as)... mesmo que só de passagem...
iremos estar atentos...
até logo
(fico na dúvida se não estou a duplicar o comentário?!)

Paula disse...

Há muito tempo que dou uma vista de olhos ao teu blog. E perguntas porquê? Se não nos conhecemos!!! Temos uma coisa em comum!!!
ALDEIA DE EIRAS
Uma Aldeia espectacular.
http://www.aldeiadeeiras.blogspot.com/