quarta-feira, fevereiro 20, 2008

Aristides de Sousa Mendes


O diplomata de primeira classe , cônsul em Bordéus ( França ) , salvou milhares de vidas ( em número muito superior às salvas pelo Sr. Schindler ) através da emissão de vistos para Portugal, nos anos de 1939 e 1940 , pouco depois do início da II Guerra Mundial , da perseguição nazi aos judeus e contrariando ordens explícitas do Dr. Oliveira Salazar .
De regresso a Portugal , sofreu as consequências dos seus actos , com requintes de malvadez, próprios de uma governação ditadora. Passou , bem como toda a sua família , por sérias dificuldades financeiras , tendo contado com a solidariedade da comunidade judaica residente em Lisboa.
Só recentemente a sua memória foi reabilitada , sendo reconhecida , por fim , no seu País de origem , a sua coragem , audácia e humanidade , que permitiram evitar a exterminação de tantas famílias de origem judaica , hoje em dia espalhadas um pouco por todo o Mundo e que prestam reconhecimento sentido a este homem tão especial , pai de 14 filhos !

Inaugurou oficialmente hoje ( bem , ontem , dia 19 ) o Museu Virtual Aristides de Sousa Mendes , onde se encontram bem documentados o trabalho e vida deste homem , bem como todo o processo de fuga dos refugiados a quem foram concebidos vistos para Portugal , ficando parte deles a residir no nosso País , mas sendo para a maioria , Portugal , um ponto de passagem para o outro lado do oceano , sendo os Estados Unidos da América e o Canadá os principais destinos.
Vale a pena fazer uma visita a este site , o que requer dispor de algum tempo.

"Se há que desobedecer, prefiro que seja a uma ordem dos homens do que a uma ordem de Deus".
Aristides de Sousa Mendes , referindo-se às primeiras intimações, feitas pelo governo português , para a não emissão de mais vistos.

Sem comentários: