sexta-feira, janeiro 04, 2008

Ano novo e uma lei ( ? )

E assim , de um segundo para o outro , se muda de ano.
2008 começou na Figueira da Foz , com muito frio , como previsto.
O jantar não correu lá muito bem , o hotel que pudemos marcar era inaceitável ( é que os melhores hoteis da Figueira , nesta época , só aceitam reservas de 3 noites ou dizem estar esgotados ! ) , as condições no local estavam longe de ser as ideais , mas estava tudo com boa onda e não houve “stresses” ... tudo decorreu com grande tranquilidade ( parafraseando o Paulo Bento ) e o espectáculo , que afinal é o que importa , correu muito,mas muito bem mesmo.
Regressámos todos a algum lugar , mas ninguém ficou na Figueira , cada um com uma enorme vontade de acordar no seu aconchego , fosse ele qual fosse nessa madrugada.

Eu , infelizmente , acordei doente , com uma gripalhada , com dores no corpo , com febre e fiquei todo o dia , ora na cama , ora no sofá , a recuperar energias para voltar ao trabalho no dia seguinte.

De volta ao escritório , ontem , foi quando me apercebi das restrições da nova lei do tabaco, mas a minha sorte/azar é que como estou mesmo doente não me apetece fumar ou sequer pensar em fumar. Mas a vontade há-de voltar. Volta sempre. Nessa altura estou para ver como vai ser. Oficialmente ainda não me disseram que não podia fumar no meu local de trabalho ou que irá ser criada uma área para o efeito, mas uma coisa já percebi , é que alguns não fumadores que vêem agora a lei do seu lado , estão a usá-la de forma doentia , vingando-se , com o poder de que agora usufruem ( porque provavelmente é a única forma de se sentirem poderosos ) de todos os anos em que foram fumadores passivos , não por culpa de quem fuma ( que tem direito a fumar , visto que o tabaco não é ilegal , pelo contrário é uma das grandes fontes de rendimento do Estado ), mas pelo facto de nunca ter existido uma lei ( ou uma aplicação concreta da mesma ) que estipulasse áreas de fumadores e não fumadores em espaços públicos . Eu concordo que exista uma lei , mas a que vigora desde dia 1 de Janeiro no nosso País não passa de uma cópia da que é aplicada nalguns estados americanos ( repito alguns estados , é que ,por exemplo , em New Jersey , mesmo de frente a New York, pode-se fumar em qualquer local ) , pelo que a mesma devia ser revista de acordo com os hábitos dos seus cidadãos , tal como sucedeu em Espanha , mesmo aqui ao lado ( é tão dificil assim abrir a pestana ? ) .
Mas não. É copiar uma lei e dar poder a alguns com a aplicação da mesma e isto não só para os não fumadores , mas também para todos os proprietários de estabelecimentos públicos que, ao abrigo da lei , não se deram ao trabalho ( custa dinheiro ,pois custa , mas isso também os extractores de fumos e cheiros das cozinhas que são raros os locais onde funcionam como deve de ser ) de preparar o seu estabelecimento para criar zonas de fumadores ( falo dos casos em que tal será possível ).
Não vou compactuar com isto. Espaços que pela sua dimensão possam ter zonas de fumadores e não o têm por opção, deixarão de ser frequentados por mim. Se no escritório tiver de ir à rua fumar , vão perder minutos preciosos do meu trabalho. Ao menos , posso fumar em casa , pensava eu até o Mário ter esta conversa comigo, ontem no carro de regresso à mesma : “Sabes que em lugares fechados já não se pode fumar e em casa também não , senão chamo a lei “ . Ai a minha vida , olha a lavagem cerebral...

Há medidas que chocam , como por exemplo o que se passa nas prisões... O Estado português já faz entrega de seringas nos estabelecimentos prisionais , o que é o mesmo que aceitar o facto de que existe droga nas prisões . Uma hipocrisia a menos , ou não , pois não é suposto deixar entrar droga nas prisões , mas enfim... O tabaco também foi proibido aqui e sem a possibilidade de ser criada uma zona especifica para fumadores . Se nos hospitais se abriu uma excepção para doentes do foro psiquico , porque raio os presos fumadores não têm direito a uma zona para fumar o seu cigarro , talvez o único momento do dia em que sentem alguma liberdade ou alguma paz de espirito ? E não serão estes homens e mulheres , na sua grande maioria , pessoas com problemas psiquicos ?

Pessoal das leis , vejam lá se dão menos nas drogas duras ,porque vocês andam mesmo é a tripar... não custa nada pensar um pouco... é tão dificil assim criar zonas para fumadores em todos os espaços que tenham dimensão para isso e deixar ao critério dos proprietários dos demais espaços se pretendem servir clientes fumadores ou não fumadores? Depois de tudo bem delineado e sinalizado , salvaguardam-se os direitos de todos e é só cumprir a lei ( que faz todo o sentido que se aplique com rigor ) , embora haja sempre gente com atitudes pouco cívicas , seja de um lado ou seja do outro...

E , já agora , quem disse aos senhores dos centros comerciais que as pastilhas elásticas substituem o cigarro ?

Sem comentários: