domingo, dezembro 30, 2007

Natal em Badajoz

Este Natal foi passado , de novo , em Espanha , mas desta vez aqui mesmo ao lado, em Badajoz. É que o Miguel esteve todo o mês de Dezembro a trabalhar na referida cidade e não tendo os dias 24 e 25 livres para vir a Lisboa , lá fomos nós levar o Natal ( o bacalhau e bolo rei ) a Badajoz ( e ainda bem que fomos , porque entretanto o rapaz ficou com uma bruta gripe e bem que precisou dos mimos , da mãe , é claro ).

Badajoz é daquelas terras que , talvez ,por estar mesmo ali junto a Elvas , nunca foi, para mim , mais do que um ponto de passagem. Nem sequer era um local de paragem , noutros tempos , para os caramelos ( normalmente eram comprados em Vilar Formoso ou em Ayamonte ). O mais que conhecia de Badajoz, foi de uma breve passagem de fim de tarde,pelo centro da cidade ( nem sequer foi o centro histórico ), para comer umas “tapas”, há poucos anos , depois de uma tarde passada em Olivença ( que não é nossa ).

Desta vez , pude dar uma volta pelos seus bairros e fiquei a perceber um pouco como me orientar na cidade ( pelo menos o caminho do hotel até casa do Miguel foi aprendido rapidamente).

Badajoz , assim de repente , é uma cidade muito feia . É desordenada , com imensas casas deixadas ao abandono e inúmeros terrenos desertos , cheios de destroços , entre espaços urbanizados. É castanha , poeirenta , surge sem regra ali bem no extremo da Extremadura ( quase como no meio de um deserto ). É suja ( como era Natal o lixo não foi recolhido e espalhava-se por toda a cidade , mas para além disso , é mesmo suja). É um abrigo de toxicodependentes ( as ruas estreitas , junto à Praça Alta , que descem para a Catedral , estão cheias de pratas com heroína fumada e lixo , muito lixo ). Há um desleixo , quase como natural , que contrasta incrivelmente com as nossas cidades alentejanas , sempre tão ordenadas e limpas ( talvez porque estejamos numa zona que vive da indústria e não só do que a terra dá e neste caso a prosperidade traz algumas contas para pagar...). Badajoz chega mesmo a parecer um qualquer bairro ilegal dos arredores de Lisboa , daqueles em que metade da população já não reside no mesmo , tendo ficado para trás o seu lixo e as paredes das casas que fazem questão de não ir abaixo , resistindo a abandono e ao mau tempo , servindo de abrigo a quem dele precisa.

Mas Badajoz tem uma História e uma grande herança árabe. E há outra coisa que senti que Badajoz tem , uma Alma. Senti apenas , não tive tempo de me envolver com ela. Também me apercebi que a cidade foi deixada ao abandono, ao esquecimento , mas que existe agora uma enorme vontade de reerguê-la , pelo que têm sido feito obras de recuperação na zona histórica ( embora os materiais usados nas intervenções não sejam os mais desejáveis , como por exemplo o cimento em vez de pedra ) , mas também nas casas de habitação.

Badajoz em dia de Natal , com o comércio todo fechado e as famílias em casa , então parece mesmo uma cidade fantasma no meio do deserto. Mas eu como adoro Espanha ( ao contrário do Luis ) , tiro sempre o melhor proveito das coisas . Para além disso , estava em “lua de mel” , de Natal com a família e , na verdade , isso é que conta. Termos o coração confortado :)











PS : Fiquei a saber que a região da Extremadura tem duas províncias . A de Cáceres , a norte e Badajoz , a sul ( sim , Badajoz é capital ! ).

1 comentário:

estaras disse...

amo a espanha e adoro badajos estas fotoa mim recuerda coisas buenas