terça-feira, agosto 14, 2007

Por Figueira de Castelo Rodrigo

Hoje está tudo tranquilo aqui por Figueira de Castelo Rodrigo , com espaço da Câmara para cibernautas mesmo por trás do palco. Com ar condicionado e tudo. É um luxo !
O almoço foi no Alambique de Ouro , no Fundão ( as belas espetadas de carne e de lulas com camarão ) . De resto está mesmo tudo em ordem ( excepto o Bruno da FX que anda desparecido desde manhã e a quem espero que nada de mal tenha acontecido ) . Hoje até tive aspirador para limpar as alcatifas. Um aspirador que pouco aspirava e por isso estive de volta das limpezas mais de uma hora ( com o André a filmar e a ameaçar colocar um vídeo no youtube ) . O que vale é que o palco está à sombra , pois calor por aqui não falta.
Mais logo, espero ainda ter tempo de passar pela zona do castelo na companhia do Presidente da Câmara , que já me disseram ser muito simpático e um homem novo cheio de garra para dar a volta , pela positiva , a um concelho que tem apenas 3000 habitantes ( será ? ) .
Espero ainda ter a visita do Fernando Henrique , mas cá para mim será mais lá para o fim da noite , visto que ainda está no Algarve.
Para já , está-se bem e aproveito para deixar mais um beijo de parabéns à Ju :)

Update a 17 de Agosto :
Acabámos por não ir a Castelo Rodrigo , pois não saí mais do palco até à hora de jantar. E de Figueira pouco conheci , mas apercebi-me que é um centro mais urbano e que se trata da sede de concelho e que esta afinal não tem 3.000 habitantes , mas sim 8.000 espalhados pelas 17 freguesias. No entanto , no verão, os emigrantes , os estudantes , todos os naturais de Figueira de Castelo Rodrigo regressam à sua terra , passando esta a ter para cima de 20.000 habitantes.
E Agosto é tempo de festa e reencontro e nesta terra fomos muito bem recebidos por todos os elementos da Câmara , em especial o Prof. Arlindo ( que organizou um verdadeiro manjar dos Deuses no camarim ) , o Carlos e o próprio Presidente da Câmara. Foi curioso constatar que se trata de gente empenhada e que se preocupa com a história e a tradição da sua terra , tanto quanto pelo bem estar da sua população ( e nestes casos o que importa é o que se faz e não a cor politica ) . Fomos tão bem recebidos que alguns de nós que era suposto voltarmos ainda nessa noite a Lisboa , decidimos pernoitar por lá , para aproveitar mais um pouco da hospitalidade daquelas queridas pessoas.
E uma coisa é certa , hei-de voltar , mas não em trabalho. Hei-de voltar , pois quero conhecer um pouco melhor aquela zona da Beira Alta Interior , que faz fronteira com Trás-os-Montes , Douro e Espanha. Castelo Rodrigo , Almeida , Barca D’Alva ,Foz Côa e sabe-se lá que mais , podem esperar por mim ( mais lá para o Outono , espero eu ). E ainda há a gastronomia e em especial o azeite e os vinhos ( no meu caso os brancos ) para explorar melhor ainda. E agora tenho a ajuda de um livro que me ofertou o Prof. Arlindo sobre o concelho :) ( e ainda trouxe um tinto , um branco e uma aguardente da região ).

O jantar foi servido num óptimo restaurante , em Escalhão : O LAGAR – que era mesmo um antigo lagar de azeite , produto de excepção na região. Comemos muito bem – as entradas eram divinais e o cacho de vitela fatiado estava delicioso ( já o arroz de polvo não direi o mesmo , pois é feito com arroz agulha e neste tipo de arroz deve usar-se o carolino . Tenho constado em vários restaurantes que o arroz agulha está na moda , mas não me convencem. Arroz agulha é apenas para cozinhar arroz solto ). E , é claro , bebemos melhor , mas sem exageros , pois o dever chamava.





O espectáculo decorreu sem problemas , apesar do dia ter sido estafante para a Cádia que nem foi jantar.
O Fernando chegou , como eu esperava , no inicio do “encore “ , mas chegou !

Por fim , as estadias estavam marcadas em dois locais. Grande parte da equipa ficava ali mesmo perto do palco , na Residencial Transmontano – um estabelecimento modesto , onde pernoitam nesta altura os caçadores de rolas. O mesmo pertence à D.Rita , uma transmontana cheia de energia que adorei conhecer e de quem trouxe uma recordação : um género de canivete de madeira , composto por navalha e garfo , com o nome e contactos da residencial inscrito. Este vai passar a andar comigo na mala , pois vai dar muito jeito.
O outro estabelecimento hoteleiro marcado era a HOSPEDARIA DO CONVENTO ( de Santa Maria de Aguiar ) , a pouco mais de 2km do palco , onde era suposto ficarem os 3 GNR com o Orlando. Uma vez que estes regressaram ao Porto , entendi que seria muito aborrecido ninguém ficar ali hospedado e embora já fossem cerca das 5 horas da manhã , o Hugo , o Lois e eu decidimos ir lá dormir. Ainda bem que assim foi , pois os proprietários estavam acordados à “nossa” espera. Eu fiquei no quarto “Claustro”, com uma enorme cama de casal ( e eu sózinha :( Só me deitei depois de fumar um tranquilizantezinho , de forma a adormecer logo e não ficar a pensar na vida ) , no mesmo piso da recepção. O Hugo e o Lois foram para o primeiro andar , onde a vista era bem mais interessante. A hospedaria é também residência dos proprietários e é de um bom gosto ... para além dos quartos da casa , dispõe de pequenos apartamentos e até de uma casa independente para aluguer.
A hospedaria fica junto ao Convento de Aguiar e é um espaço muito acolhedor e tranquilo. Pouco aproveitámos , mas sempre foi melhor que nada. A nossa vontade foi ficar ali no dia seguinte sem nada fazer , mas às 10h já estávamos de regresso a Lisboa.






Fotos de Hugo Novo.

PS : Ontem , por mero acaso , vi na net que em Mata de Lobos ( freguesia deste concelho ) existiu ou existe ainda uma Ana Moitinho. Curioso ...

2 comentários:

Pêndulo disse...

:)) então andaste pelas minhas bandas, Ana... Fundão e tal...

Figueira de Castelo Rodrigo e todas as terrinhas à volta conheço de ouvir falar durante uns 5 anos em que vivi com colegas de Figueira... nos tempos de estudante, há c'anos :-))

Entanto ja tive a oportunidade de ir a Figueira, Castelo Rodrigo e Escalhão, Almeida... é uma zona da Beira, tipicamente... com tudo de bom que isso tem (nota-se muito que sou beirã??????:p)

Rui M. Cruz disse...

Figueira Castelo Rodrigo é o máximo ( eu sei do que falo ) apesar de não ser de lá comprei uma casa em Escalhão e restaurei-a e sempre que posso dou um salto a Fig. Castelo Rodrigo.A sua paisagem de Escalhão até á Barca ( deslumbrante )a gastronomia ,a gentileza das pessoas tudo e todos a sua história´,a sua cultura enfim visitem para saber o que realmente é qualidade de vida .