sábado, maio 19, 2007

Braga , sempre entre amigos

Foi para aí há uns 4 anos que estive pela primeira vez no Enterro da Gata em Braga e gostei do espaço , com aquele arvoredo a separar o recinto da estrada e que , para quem está no palco , é bastante reconfortante.
E disse a mim mesma que este era um espaço de festas académicas onde faria todo o sentido apresentar o concerto da Mafalda, tendo também em conta que Braga é uma cidade muito especial para ela ( pelos laços de amizade e também pelo público que a tem sempre acolhido muito calorosamente ).
Demorou , mas sábado , lá estivémos e não houve chuva , nem vento , nem atrasos que nos impediu de fazer o concerto.
O mesmo estava previsto para as 23h , mas por ser o primeiro dia , com as bilheteiras a estrear e a vender bilhetes para toda a semana de concertos , disseram-me logo durante a tarde para adiar a actuação para as 23.30h / 24h,o que até calhava bem , pois os Anjos atrasaram uma hora o ensaio e só saímos do palco para ir jantar pelas 21.15h.
Mas era quase meia noite e chovia . Estava mesmo uma noite desagradável . E havia público à chuva. E queriam que adiassemos ainda mais o inicio do espectáculo para que chegasse mais gente ( que afinal estava lá , abrigada , debaixo das barraquinhas de comes e bebes ) . Mas não. O espectáculo tinha de começar com os que ali estavam. Não era possível obrigá-los a esperar mais naquelas condições. E foi assim que a Mafalda entrou em palco, decidida e cheia de atitude. Ao segundo tema já estava o espaço até à régie cheio e ao quarto até que a coisa estava muito bem composta, com o público rendido à Mafalda ... nem São Pedro resistiu e achou por bem parar a chuva.
Arrepiou-me o momento vivido com “ Cada Lugar Teu” – é que Braga é sem dúvida um “lugar nosso “ e isso sentiu-se na boa onda vivida entre todos e nos sorrisos estampados dos músicos , no camarim , depois do concerto.
E a chuva voltou. Os Anjos actuaram debaixo de uma chuva intensa , indiscritível. Enquanto isso , no “backstage” , eu tentava orientar os autógrafos com as entrevistas, com os abraços dos amigos... a ordem normalmente é : Autógrafos / Entrevistas / Amigos , sempre para o fim , coitados. Mas não estava fácil e desta vez foi necessário intercalar autógrafos com entrevistas para que os jornalistas não me rogassem uma praga. Os amigos que , mais uma vez , vieram de Santa Maria da Feira , Valpaços , Lisboa e sei lá de mais onde , ficaram mesmo para o fim , mas assim ficaram o tempo que que se quis , sem stresses. O Tito , que vinha do Porto, nunca chegou e só na 2ª feira soube que no caminho teve um acidente . Ele está bem. O carro é outra conversa. Antes assim ( mas antes ter chegado sem acidentes de percurso ).
Cheguei ao fim da noite completamente KO e sem voz ( o que é hábito quando quase não durmo e com as mudanças repentinas de temperatura ) .
Em Odemira tudo tinha corrido muito bem ( excepção feita ao facto de alguns elementos da equipa terem que regressar a Lisboa , não é Ribas ? ) .
Em Oliveira de Azeméis , onde o tempo esteve como em Braga , foi tudo mais complicado... mas o concerto lá se fez , de novo , sob chuva.
Pelo Maxim , a Lena lá fez a sua “despedida de solteira” e ao que sei , “foi bonita a festa , pá” .
E , finalmente , domingo houve tempo para ficar a almoçar em equipa ( infelizmente não com toda a gente ) , naquele cantinho encantador no meio da serra , longe do Mundo e onde há , de facto , sempre “abraços fechados” para nos aquecer , mesmo quando lá fora caem brutas pedras de gelo.
A vontade de ali ficar era muita. Afinal eu tinha saudades , muitas saudades , de nós todos. Mas ainda tinha 400km pela frente e o Mário à minha espera em Lisboa . Ah sim ! E o Tiago em stress para o deixar em Coimbra , à porta do estádio , onde por 55m viu a sua equipa em primeiro lugar do campeonato , mas ainda não foi desta que se viu obrigado a comprar todos os móveis em Paços de Ferreira :/
Com tanta pressa , foi a Ju quem acabou por satisfazer a minha gulodice ao deslocar-se às Taipas para me comprar duas magnificas tranças de noz pecã, que fez o favor de as entregar em minha casa , mais tarde , à noite :) ( já que não tive tempo de o fazer , o que é obrigatório quando estou por aqueles lados ).
Já em casa , deixei o cansaço no sofá ...

Obrigada Mafalda , por estes momentos , sempre tão nossos.


1 comentário:

Pêndulo disse...

Tive muita pena de nao ir a Braga dia 12... fiquei pelo Porto... com uma enorme chuvada!

Mas o espaço do Enterro da Gata é acolhedor... e este ano, talvez por ter ido no ultimo dia, as coisas estvam calmas...

Para a proxima, será que posso ja fazer um pedido antecipado para uma semana Academica com Mafalda Veiga pelo centro?Já falta pouco para outubro... (hoje o concerto na Fnac soube a pouco...)