quinta-feira, janeiro 25, 2007

SIMONE , Março 1986

Ainda não havia três meses que eu estava a trabalhar na Ai Música ! ( empresa de produção de espectáculos , cujos sócios eram o Carlos Gomes e o José Nuno Martins ) e vi-me envolvida na produção dos concertos da SIMONE ( brasileira ) nos Coliseus de Lisboa e do Porto.
Na altura , o seu disco ( Cristal ) era um sucesso em Portugal , pelo que as datas inicialmente agendadas esgotaram muito rapidamente e lembro-me que fizémos outros tantos concertos extra . Ao todo terão sido entre 10 a 12 espectáculos na cidade de Lisboa e do Porto.
Eu até não gostava muito da música da Simone , mas tinha-me sido atribuído o papel de assistente de produção ( o que para quem começa nestas lides , significa dizer pau para toda a obra ) e assumiu-o com todo o empenho.

Recordo-me que logo no primeiro dia no Coliseu de Lisboa tive que socorrer o Roberto , técnico de luzes , que estava cheio de febre e com vontade de voltar para o Brasil e fui suficientemente convincente para que ficasse . Mas , o que me marcou de facto nesse primeiro dia foi conhecer pessoalmente o guitarrista Nathan Marques, cujo nome eu conhecia de cor de um disco ao vivo , que ouvia vezes sem conta , da Elis Regina. Acho que lhe dei uma valente seca , mas ele não se importou ( digo eu).
Passado o primeiro impacto, estive sempre lá para o que desse e viesse e em pouco tempo passei a ser a mascote ( não tinha ainda 20 anos ) daquela equipa maravilhosa , com quem vivi cada minuto daqueles 15 dias.
Houve tempo para muito trabalho , houve tempo para muito passeio ( bela tarde em Sintra e sempre na companhia do Tomás e do Vasco ) , houve tempo para muitas loucuras à noite ( sobretudo a noitada na Torre de Belém com o Tózé ) , houve tempo para grandes patuscadas ( em especial a do bacalhau com natas em casa dos meus pais , onde aprendi a fazer caiprinhas com o Nathan ) , houve tempo para muito abraço e risada , houve tempo.

Não me vou esquecer nunca desses momentos com o Nathan ( paizão ) , o Cristóvao , o Jorjão ( e a sua Rita que conheci mais tarde no Rio ), o Picolé ( onde estiveres , um abraço ) , o Clodoaldo ( a minha paixão platónica daqueles dias , não foi fácil...) , o Rosenblit , o Ricardo ( Leão de Goiânia ) , o Roberto ( valeu a pena ficares ), o Gabriel , a Marilia ( adorei o jantar em tua casa ) ...
Foi dificil vê-los partir. Mais dificil foi ficar sem a sua companhia. Os dias que se seguiram estavam cheios de vazio.

Não fiquei a gostar da Simone . Também não fiquei a não gostar. Pouco contactei com ela. Uma coisa é certa, gostei muito do espectáculo que veio apresentar, acompanhada por músicos excepcionais, dirigidos pelo Maestro Cristóvão Bastos. Foram noites de grande emoção e cada concerto tinha a sua magia. Eu adorava estar na plateia, cúmplice dos músicos :)

Há coisa de 3 verões atrás tive oportunidade de rever parte de um dos concertos na RTP . É claro que tudo aquilo na altura era uma grande produção , mas quase vinte anos mais tarde achei piada e nem queria acreditar que era mesmo assim. No entanto, quase 20 anos mais tarde, foi impossível não ter a lágrima ao canto do olho ao ouvir aquela mulher a cantar e a voltar a emocionar-me como há quase vinte anos atrás.

Foram dias irrepetíveis , daqueles que me vão dar sempre alento para superar períodos em que não consigo tirar proveito da vida, como agora.






Fotos de Nisa Falcão ( tenho saudades tuas, da Maria , da Telma , do Mário Jorge... )

3 comentários:

Anónimo disse...

Nesta época estava eu em grande nas lides da dança... mas estive lá no coliseu a ver a Simone... e mesmo sem estar envolvida na produção foi emocionante!
Que saudades dos 20 aninhos...

Anónimo disse...

Não resisto a "comentar" de novo...
Talvez porque te conheço há pouco e aquilo que conheço e que me marcou profundamente foi a tua energia muito muito positiva, mesmo com algumas barbáries que por aqui se passaram... sempre a olhares para o nosso lado bom e belo e sempre com uma palavra de carinho para dizer... depois de tudo isto não podia deixar de tentar dar-te algum alento para este momento de vida que não consegues aproveitar... que guardes aquilo que deixas nos outros e que nos leva constantemente a procurar-te... nem que seja aqui no teu cantinho do blogger... beijinhos

Unknown disse...

餐飲設備 製冰機 洗碗機 咖啡機 冷凍冷藏冰箱 蒸烤箱 關島婚禮 巴里島機票 彈簧床 床墊 獨立筒床墊 乳膠床墊 床墊工廠 產後護理之家 月子中心 坐月子中心 坐月子 月子餐 銀行貸款 信用貸款 個人信貸 房屋貸款 房屋轉增貸 房貸二胎 房屋二胎 銀行二胎 土地貸款 農地貸款 情趣用品 情趣用品 腳臭 長灘島 長灘島旅遊 ssd固態硬碟 外接式硬碟 記憶體 SD記憶卡 隨身碟 SD記憶卡 婚禮顧問 婚禮顧問 水晶 花蓮民宿 血糖機 血壓計 洗鼻器 熱敷墊 體脂計 化痰機 氧氣製造機 氣墊床 電動病床 ソリッドステートドライブ USB フラッシュドライブ SD シリーズ