sábado, dezembro 30, 2006

E o ano a chegar ao fim...

Madrid é , desde a minha adolescência, uma segunda casa, mesmo que a tenha “abandonado” durante quase duas décadas . Mas os regressos a Madrid começaram na passagem de ano de 2003 / 2004. Fui na companhia do meu amigo Samuel e fiquei em casa do Miguel.
Foi o reencontro com a cidade que em tempos eu conhecera como as palmas da minha mão ( embora as noitadas já não sejam o que eram e eu também já não sou quem era ... ). Foi o reencontro com o meu querido amigo Rodolfo, que agora não deixo de visitar, nem que seja para um simples abraço e ficarmos um pouco a falar de música ou simplesmente a ouvi-la.
Foi a possibilidade de estar com o meu irmão como nunca havia estado desde que o Mário nascera.

Passar o Natal em Madrid foi esta a primeira vez e, apesar, da ausência do meu pai ( pelo segundo ano consecutivo ) e do Luis que resolveu ficar sossegado em casa ( o que também já não é surpresa ), eu até consegui, de alguma forma, superar a nostalgia adequada à quadra e à falta daqueles que me vão deixando com um vazio por preencher dentro de mim.
Não faltou à mesa o essencial de um Natal português e de um Natal espanhol , ou seja, o bacalhau, o marisco, os “embutidos “ caseiros da “finca” de Ávila, os “quesos”, os “mantecados” de Estepa, o “roscon” ( um tipo de bolo rei, mas com massa de arrufada e só com frutos secos por cima ) e os sonhos de cenoura ( pois as fatias douradas e os outros fritos dispenso ). E à volta da mesa e de tanta comidinha boa, um bom convivio, como se quer.
Já lá vão os tempos em que se conseguia reunir a familia Moitinho inteira ( e falo apenas da grande familia que o meu pai e o meu tio constituiram ), o que hoje em dia só é possível com o encontro anual após o Natal, normalmente um jantar numa sala de hotel e ao qual não faltei este ano, tendo por companhia o meu filhote, que faz questão de estarmos presentes em memória ao seu avô.

Mas voltando a Madrid, a estadia foi curta, pelo que o regresso de carro foi feito sem pressas e, mais uma vez, no caminho de Madrid para Lisboa, fiz uma paragem em Trujillo, que havia conhecido com o Samuel, num fim de tarde com um pôr do sol maravilhoso, há 3 anos atrás.
Gosto desta terra e de me passear pelas suas ruas. Também é um excelente local para umas compras “gourmet” de “embutidos” e “quesos” da Extremadura espanhola, a um preço bem mais em conta que em Lisboa.
Foi a altura para o passeio sempre adiado em Madrid, pois a cidade é demasiado grande e movimentada para o Mário visitar com a tranquilidade necessária.
E desta tarde em Trujillo e de regresso a casa com a mãe e o Mário, ficam estas imagens.









Agora, tenho de ir fazer de novo a mala, pois já estou atrasada para ir para o Algarve, Quarteira, onde amanhã às 9h da manhã, vou estar a iniciar as montagens para o concerto de fim do ano com o João Pedro Pais, na Praça do Mar.
Não é o destino que eu desejaria, mas é trabalhinho. A ver se me piro a seguir ao concerto para Lisboa, pois não me apetece nada passar o dia de ano novo na A2, com todos os ressacados a conduzir. Falta convencer os meus companheiros de estrada, vamos lá ver...

E assim se acaba este ano que , confesso , foi demasiado stressante. Básicamente vivi para o trabalho , que foi duro ( apesar de momentos que compensam tudo , como o Lado a Lado no Olga Cadaval , as produções dos GNR , os concertos em Macau com o Carlos do Carmo , entre outros ), pois a crise está aí e tudo foi arrancado a ferros. Para além disso , sempre que tinha um ou outro dia livre , mal parei em casa.
Por outro lado , foi um ano em que até viajei ... Nova Iorque , Macau , Praga , Madrid ( o que me faz bem ao espirito e ter coragem para continuar na luta ) , mas faltaram-me os Açores . As férias de sossego com o Mário nos Açores ( para o ano vingo-me ).
E o Carlos ... de quem a Marta não se esqueceu , recordando-o , de forma discreta e digna , no novo DVD dos Xutos ( que está espectacular pela recolha preciosa de momentos ), que só hoje tive oportunidade de começar a ver, deixando-me o coração apertado ( obrigada amiga pela pessoa linda que és e parabéns pelo trabalho de produção deste DVD ).

2007 está aí , para o que der e vier.

Boas entradas para todos.

1 comentário:

Anónimo disse...

Ana

o DVD está mesmo muito bom... foi um excelente trabalho da Marta e da restante equipa :))

E 2007 está aí... estou ansiosamente à espera do novo trabalho e dos novos concertos da Mafalda Veiga...

Um ano muito bom para ti, a nível profissional, mas particulamente a nível pessoal. Que os teus desejos se tornem realidade

um optimo 2007 para ti