terça-feira, novembro 14, 2006

Sexta-feira 13 , na China ( Outubro 2006 )

O que resta das antigas Portas do Cerco , fronteira Macau / China.



Chegada à China , Zhuhai , depois de cerca de uma hora para obter o visto ( cujo valor é de 150 HKDollar por pessoa , apesar de sair muito mais barato tirar um visto de grupo numa agência de viagens , o que não houve oportunidade ) e passar as respectivas fronteiras . Mesmo que por umas horas , foi uma experiência bastante interessante. Acho que é da próxima que vou mesmo conseguir realizar o desejo de estar no sul da China por uns dias.




Pelas ruas , entre as gentes , como eu gosto. E ainda encontrei dióspiros secos que eu adoro e que só tinha encontrado uma vez no Mercado Vermelho . Por 20 patacas trouxe um saco cheio que ainda distribuí pelos amigos ( ou tentei , porque houve quem não tivesse coragem de provar tal coisa ).






O resto do tempo foi passado nas compras e apesar de eu não ir muito convencida com as mesmas , acabei por me divertir imenso , sobretudo com as negociações da Anabela que me ensinou que é essencial perguntar o preço ( cochina ) e pedir por gestos uma máquina de calcular e começar a regatear preços.
A moeda local é o Remimbi ( acho que é assim que se escreve ) , mas o Hong Kong Dollar é usado indiferentemente . Já as patacas são mais dificeis de serem aceites , porque estão desvalorizadas em relação às outras duas. No entanto , o troco que nos dão é quase sempre em patacas. Neste caso , não diria esperteza saloia , mas esperteza chinesa.
Mas onde gostei mesmo de estar às compras foi numa loja de chás , onde fui provando e deliciando-me com os mesmos , enquanto o pessoal andava doido com as malas .

E o dia não ficou por aqui. Seguiu-se uma recepçao no Consulado de Portugal , para a despedida do Embaixador de Portugal na China e um belo jantar em Coloane , no Nga Tim , o meu restaurante preferido em Macau e sobre o qual deixarei aqui algumas notas em breve.

Uma sexta-feira 13 em grande e sem azares.
Obrigada a todos que a tornaram tão especial : Carlos , Anabela , João , Ilda , Carlos do Carmo , Judite e José Neto.

( fotos do Carlos , João e Ilda - as minhas ainda estão por revelar )

Sem comentários: