sexta-feira, novembro 24, 2006

Há 16 anos...

... chovia assim , como hoje .
Toda a noite e madrugada fora.
O Soares concorria às presidenciais , com a Margarida Pinto Correia como mandatária da juventude e nessa noite o Jorge Palma actuava no âmbito da campanha no Teatro Tivoli , em Lisboa .
O Carlos foi o técnico de luzes e nem quero imaginar como terá sido a noite(adentro), uma vez que de manhã ainda não estava em casa ( e não foi o primeiro a saber que o filho havia nascido – na altura não havia telemóveis , nem bips ! ).

Eu estava gravidissíma e cheia de energia. Ainda no dia anterior tinha estado a lavar as paredes de casa ( era fácil , pois eram pintadas a tinta de óleo ) , depois de ter estado a trabalhar todo o dia no escritório . Mas já passavam 10 dias sobre a data prevista para o nascimento do Mário ( eu fiz tudo para que fosse escorpião , mas ele trocou-me as voltas ) e o rapaz tinha que nascer. 42 semanas , mais que altura para o rapaz nascer ! Fui internada para me provocarem o parto , mas antes ainda quis almoçar com o Carlos para nos despedirmos da nossa vida a dois ( almoço que acabou por ser a despedida de muito mais que isso ) .
No hospital , acabaram por não provocar nada , pois logo a seguir ao jantar começei a ter contracções e em muito pouco tempo fiz toda a dilatação , menos um dedo. E por causa de um dedo passei uma noite com dores alucinantes e com mãos alheias a entrar e sair de mim ( que violência! ). E a chuva caia forte lá fora e eu conseguia ouvi-la.
Eram cerca das 6h da manhã quando chegou o médico que finalmente decidiu levar-me para a sala de operações , para um forceps. E o Mário nascia , com o narizinho bem batatudo como o meu , pelas 6.30h , com 52cm e 3,520kg :).

Não há registos fotográficos ou vídeo desse momento , nem desse primeiro dia do resto das nossas vidas . As primeiras fotografias só foram tiradas ( pelo Jorge , namorado da Sofia naquela época ) tinha ele mais ou menos duas semanas , na nossa humilde casinha , lá para os lados da Feira da Ladra ...




Já lá vão 16 anos e não sinto saudade , talvez porque tenha o Mário ao meu lado e o veja crescer tal como qualquer outro miudo , apesar da sua diferença. Talvez porque o veja crescer feliz e cheio de auto estima e garra. O Mário é uma força de vida e eu gosto de estar com ele a cada momento . E cada dia gosto mais . Por isso não há espaço para a saudade , a não ser , talvez , a do futuro.

E a chuva continua a cair , lá fora ...

7 comentários:

Maggs disse...

muitos parabéns ao meu Marocas!:D quando logo estiveres com ele dá-me sff um toque para eu ligar! bjinhos

Ana disse...

Ele vai estar na festa da Anokas , no karaoke. Eu estou a trabalhar , mas a Ju vai levá-lo. Tu não vais ??

janica disse...

mãezinha: tiveste um filho lindão!
o homem é o maior em tudo. Lições de vida todos os dias :)

parabéns ao máiorrocha!!!


parabéns, mamã!

yolanda disse...

Parabens Marinho! Desejo-te td de BOM!!
Parabens à Mamã Ana!

Um Grande Beijinho!

Unknown disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Unknown disse...

Com o Mário cresci muito nestes últimos 5 anos. Aprendi verdadeiramente a lidar com a diferença e até a brincar com isso. A acreditar ainda mais que a inclusão é melhor solução para o desenvolvimento.

O Mário é um exemplo para todos nós e a sua energia contagia-me.
É por isso que gosto tanto dele!

Muitos parabéns a ti!
A ele, dar-lhe-ei os parabens pessoalmente mais logo, quando formos festejar :D

Maggs disse...

n, n vou... :( mas qd ligar à Anokas falo c ele! parabéns tb!:)