domingo, março 12, 2006

Primeiro passo...

Esta semana dei o primeiro passo para mais uma decisão dificil na minha vida , mas sobretudo na do meu filho. Um passo que há mais de um ano pensava em dar , mas que tinha vindo a adiar... um passo que consegui dar com a ajuda da Rosário , uma daquelas pessoas que conheci em trabalho e com quem ganhei uma empatia e amizade especiais.
Na passada 5ª feira fui finalmente à Cerci , na companhia da Rosário , onde reuni com uma pessoa excepcional – a Julieta – que me explicou um pouco como se processa a integração de adultos deficientes nesta nossa sociedade ( porque apesar do Mário só ter ainda 15 anos , dentro de apenas 3 anos já é maior de idade e a sua vida irá mudar - ele só poderá frequentar a escola onde está , Grão Vasco , até aos 18 anos ).
Apesar do Mário ter uma auto-estima como poucas que conheço e uma força de vontade única , preocupa-me o que será o seu futuro. Ele quer trabalhar , tal como já acontece com alguns amigos que têm saído da escola , mas a sua descoordenaçao psico-motora , os movimentos involuntários que não controla , limitam tantas capacidades fantásticas que tem e que poderiam ser aplicadas numa série de funções/tarefas.
Chegar aos 18 anos e ficar fechado em casa , como acontece à grande maioria dos jovens deficientes que se tornam adultos , está fora de questão , primeiro porque não posso deixar de trabalhar e ele teria que ficar com a avó Dulce , mas sobretudo porque ele tem muito para dar e é um miúdo que não pode parar , não pode deixar de viver. Mas então qual a solução ?
A única que me parece viável , para já , é de facto integrá-lo num centro de apoio de dia para adultos deficientes onde conto que possam orientá-lo da melhor maneira possível , de forma a ele se sentir útil e importante como até então. No entanto , confesso que só de pensar no asssunto , sinto um aperto no coração... mas para já é isso que irá acontecer , terei de o inscrever e esperar a sorte de surgir uma vaga num grupo de integração adequado .
Bem cá no fundo, tenho fé que pela sua boa energia tudo irá correr bem e que ele será um adulto feliz e conseguirá realizar alguns dos seus sonhos.
O Mário adora todo o tipo de desporto ( embora o futebol e o seu sporting sejam um caso à parte) e na escola para além da ginástica , pratica futebol , judo e natação ( que também tem no sporting por causa do desvio da coluna).
Este ano teve que deixar a hipoterapia por causa da cifose , o que o deixou muito triste , mas o facto de terem organizado uma equipa de futebol na escola deu-lhe novo alento. Também com a entrada do novo professor de judo que é , nem mais nem menos , o campeão olimpico Nuno Delgado , o Mário tem sentido um entusiasmo incrivel , pois para além de praticar esse desporto , aprende palavras em japonês e gritos de guerreiro – ele está fascinado com o novo professor , que parece ser uma pessoa muito especial.
Todas estas actividades comuns aos miudos ditos normais , possibilitam o Mário de sonhar e há uns tempos atrás ele queria ser jogador de futebol , agora quer ser treinador. Espero que os seus sonhos se possam vir a realizar em parte , com uma função a desempenhar nalgum clube ou organização desportiva , tal como aconteceu ao Paulinho do Sporting ( um menino da Julieta )ou em qualquer outra área onde ele se sinta integrado.
As coisas boas da vida acontecem porque estamos predispostos para elas , por isso acredito que o Mário ainda vai encontrar o seu caminho.
Acredito mesmo que sim , porque o Mário nunca iria falar , nunca iria andar... o Mário faz tudo isso e muito mais – é um miúdo integrado socialmente , bem ciente das suas dificuldades , mas que não se sente inferior , nem com menos direitos que os outros . Tem uma personalidade forte , acredita em si próprio e tem este dom de sonhar.
O primeiro passo está dado...

5 comentários:

Maggs disse...

e dos primeiros passos vêm os caminhos, sempre na medida do que se merece, quero crer. e o meu Marocas é dos maiores merecedores deste bem precioso, que é a Vida! vai em frente, Ana! os medos não cabem na coragem do Mário, não os inventes para ti! bjo enorme

AR disse...

Este há-de ser um passo seguro o qual culminará numa recompensadora surpresa. Faço votos!

pedro moreira disse...

Tenho a certeza que o teu filho partilha a tua força e coragem, e com esse espírito as coisas vão correr bem!
Bjs
Pedro

ruxa disse...

Os nossos filhos são muito do que nós fazemos deles. Na grande maioria das vezes as suas limitações começam em nós, nos nossos receios e "excesso de protecção".
Se a tua vontade é que ele seja "grande", assim ele será porque também é de nós que parte a força deles!

V. disse...

Encontrei o blog através de viagens feitas na net...encontrei como uma perciosa pérola. Gostei deste texto porque me tocou particularmente. Fui voluntária numa instituição chamada Elo Social, onde passei os melhores momentos da minha vida e onde conheci a fundadora da CERCI, uma pessoa encantadora com uma grande história de vida. Ali aprendi que o mundo pode ser bem melhor se aprendermos a lidar com as suas diferenças. Pessoas como o Mário são anjos, anjos que nos ensinam a sorrir e a lutar contra uma sociedade cheia de paradigmas e opiniões pré-defenidos.
Um bem-haja para ti e para o Mário*
Vanessa