Na verdade não são 25 anos , são 26 anos , pois eu ainda tenho guardado o bilhete do 1º aniversário do programa , apresentado na antiga FIL de Lisboa , no dia 10 de Janeiro de 1981. Guardo ainda um outro bilhete desse ano ( no Pavilhão de Alvalade já demolido há uns anitos ) e outros tantos terão ficado algures entre mudanças de casa.
Mas o que importa não é o aniversário de um programa que já não existe. O que importa é homenagear o trabalho de toda uma equipa, naturalmente liderada por Júlio isidro , que de facto foi marcante para os jovens da década de 80, mas sobretudo para a divulgação de novos valores internacionais no nosso País e ainda mais relevante para a DIVULGAÇÃO e DIFUSÃO DA MÚSICA FEITA EM PORTUGAL ( popular , rock , pop , cantada em português , inglês , o que fosse ) - é claro que era o iniciar de toda uma indústria nova no nosso País ,que hoje parece caminhar para um fim.
É claro que os tempos são outros , as tecnologias são outras e há que saber estar no mercado , desenvolvendo novos formatos para a venda / divulgação desses produtos culturais ( apesar do IVA se manter nos 21% ). No entanto , isso só é possível quando se acredita nos projectos e quando estes passam a ser sentidos e não apenas tratados como um produto.
A música pode ser um produto no sentido em que se coloca um disco à venda , se faz uma campanha de marketing , no sentido é que os criadores ganham a sua vida a fazer canções. Mas a música vai muito além disso. É um mundo que mexe com as nossas emoções , que pode interferir em decisões importantes do nosso dia-a-dia , da nossa vida social e politica e que , por isso , merece ser tratada com mais respeito e dignidade. Deve ser incentivada , deve ser vivida.
O que seria do Mundo sem poetas , sem canções , sem música ? Um Mundo sem alma , com certeza.
A linguagem da Música é universal. A das palavras já é mais restrita .
E sim , a língua portuguesa é linda ( não fácil ) para ser cantada. Outras línguas serão mais melódicas e universais , mas caramba , eu gosto de sentir em português , não apenas em inglês , francês , italiano , espanhol ou...
A “Febre de Sábado de Manhã “ teve o seu tempo , já foi.
Bom trabalho :)
E agora ?

1 comentário:
Olá prima!
Passo aqui pelo teu blog para te dar as boas vindas à blogosfera e com a intenção de comentar qdo tiver oportunidade!
bjs do Tiago
Enviar um comentário