domingo, janeiro 15, 2006

O nome do blog



Decidi-me , mas tenho de contar com ajuda da minha amiga Janica para levar este projecto avante ( não é , “camarada” :D? ) .
OK , posso contar com ajuda , mas falta o nome... de regresso a casa , ao fim de um dia que já é noite e com tempo para pensar , por causa do trânsito causado pela chuva , lá vim a tentar encontrar um nome para o “meu” blog . Tinha de ser um nome que conseguisse expressar o que estou a sentir...depois de muitas ideias , lembrei-me do título de um livro de poemas escrito pelo meu pai em 1932 : ACRÓNIOS.Mas que raio quer dizer acrónios? Em tempos , o meu pai explicou-me , mas não me lembro mais. Procurei em vários diccionários , mas nada ... e a memória não se aviva ! Resolvi enviar um mail à Porto Editora e espero que através da consulta de um diccionário antigo , me possam ajudar.
Lembrei-me , entretanto , que o meu pai escolhera esta estranha palavra por a ter encontrado num diccionário ( quando procurava um título para o seu primeiro livro de poemas ) ... também ele não sabia que nome dar ao livro e nem mesmo o significado da palavra antes de a descobrir. Gostou dela e eu também gosto.
Por tudo isso , ACRÓNIOS vai ficar. Mas estes são os acrónios da Ana .
Sem hesitar : ANACRÓNIOS.



PS : Já agora , pergunto a mim mesma porque razão deixo sempre espaços nas vírgulas. Sei que não é correcto , mas gosto , pronto.

1 comentário:

maria disse...

A notícia corre como pavio a arder: a Ana tem um blog! Estranhei o nome ainda sem cá ter chegado: Anacrónios? Ana + crónios, pensei. O que serão crónios? Não era bem assim, afinal. Acrónios, ora bem. Tenho o "bichinho" das palavras por natureza, já percorri a internet, todos os meus hiper-recentes-dicionários, mas nada. Não encontro qualquer significado. Andei por palavras parecidas, o mais perto que encontro é acrónimo e todas as palavras que daí derivam. Acrónimo, já agora, pode ser que sirva de pista para este nome tão intrigante, significa conjunto de letras, pronunciado como uma palavra normal, formado a partir das letras iniciais (ou de sílabas) de palavras sucessivas que constituem uma denominação. Também encontrei acrónico (significa: que se abstrai do tempo) ou, simplesmente, ácron (palavra usada na zoologia e que significa qualquer coisa como extremo ou alto da cabeça nos animais). Não é por aqui... Bem vistas as coisas, o nome do blog traz logo consigo uma história boa de ouvir e deixa-nos assim, de alguma forma, à procura, ligados, por dentro. Bom começo, Ana, isto a dada altura fica viciante, prepara-te ;)