domingo, outubro 22, 2006

Rua da Felicidade

Apesar de ficar mesmo ali por detrás do Leal Senado , só agora conheci esta rua na companhia de um novo amigo , o Carlos , enfermeiro no hospital de Macau ( mas que esconde muitas outras aptidões como por exemplo, para a pintura e para a música ).



A Rua da Felicidade e o bairro onde a mesma se situa , viveu noutros tempos momentos de glória . Era a zona de Macau de todos os prazeres , com relevância para a prostituição , casas de opium e tasquinhas.
Dessas memórias sobrevivem ainda as casas com uma grande porta ( onde só entraria quem a dona do bordel permitisse ) directa para a rua e uma varanda no primeiro andar ( onde provavelmente seriam mostradas as raparigas aos clientes ). Todas as portadas estão pintadas de vermelho . Ao pisar o chão daquela rua ia imaginando as vidas que por ali passaram e veio-me ao pensamento que a “Red Light” em Amsterdão poderia ter sido inspirada nesta rua ou em outras tantas que existiriam no Oriente de então.

Muitas das casas são agora armazéns , mas este é um bairro tipicamente chinês ainda com muitas lojas de comida , de chás , bazares , etc.
Deixo aqui ainda um pouco da felicidade que por ali se vive ...



Sem comentários: